Jornal de Campinas

Climatização nos supermercados otimiza a experiência do consumidor

Climatização ajuda na conservação de produtos e no bem estar dos clientes_Divulgação

Sistema de climatização evaporativa proporciona temperatura agradável, boa qualidade do ar, ajuda a conservar produtos e ainda aumenta o ticket médio do varejista

 

Alimentos sempre frescos, prateleiras organizadas, variedade de produtos e marcas diversificadas, atendimento de excelência. Estes pontos, e aqui se incluem os preços promocionais, são fatores de atração do consumidor aos supermercados. No entanto, é cada vez maior o número de estabelecimentos que investem na climatização do ambiente como estratégia para conservar os alimentos, proporcionar boas experiências de compras aos clientes e aumentar a lucratividade.

As frequentes ondas de calor vêm impondo desafios para varejistas e atacadistas brasileiros. Entre as dificuldades, a integridade e o frescor dos alimentos exigem soluções de conservação. Também o consumidor precisa ser contemplado com um ambiente controlado em temperatura e qualidade do ar.

“A climatização nas áreas de circulação e estocagem dos supermercados pede alternativas mais modernas e alinhadas com a preocupação ambiental”, afirma Carlos Gusmão, gerente Comercial e Projetos da Ecobrisa. Referência nacional, a empresa se destaca em soluções de resfriamento evaporativo para ambientes empresariais.

De acordo com o engenheiro, entre os equipamentos disponíveis no mercado, os climatizadores evaporativos demonstram eficiência em áreas de estoque e para aumentar a vida útil de produtos expostos nas gôndolas, especialmente frutas, legumes e verduras.

Ao contrário dos equipamentos de ar-condicionado, o sistema permite que portas e janelas dos estabelecimentos permaneçam abertas, facilitando a circulação de pessoas. “O equipamento capta o ar de fora, filtra e o devolve limpo ao ambiente, reduzindo a temperatura interna sem névoa ou gotículas e umidificando o local por meio da evaporação da água”, explica. Além de mitigar a proliferação de vírus, acrescenta o engenheiro, a renovação do ar permite que locais com odores específicos, como açougues, se beneficiem com os climatizadores evaporativos.

A opção pelo sistema ainda traz uma série de vantagens. “Por não utilizarem fluidos refrigerantes químicos, como nos sistemas de ar-condicionado com compressores, os climatizadores reduzem consideravelmente as emissões de gases prejudiciais”, afirma.

Nos supermercados, o consumo de energia, segundo Gusmão, é outro ponto importante a ser considerado. Reconhecidos pela alta eficiência energética, os climatizadores evaporativos reduzem o valor da conta de energia até 95% em comparação com os aparelhos de ar-condicionado. Em termos de economia, o engenheiro acrescenta a fácil instalação e a manutenção acessível dos equipamentos.

O conforto térmico, comprovadamente, melhora o desempenho e a produtividade dos colaboradores. Permite também que o cliente permaneça mais tempo na loja e tenha uma boa experiência de compra. “Com isso, o varejista aumenta o seu ticket médio e tem a oportunidade de ampliar os investimentos no negócio”, conclui Carlos Gusmão.

Read Previous

Documentário “O Trem Elétrico de Louveira” tem lançamento dia 24 pelas redes sociais

Read Next

Pesquisa global do IEEE confirma que Inteligência Artificial será a tecnologia mais importante