Jornal de Campinas

Concha Acústica do Taquaral recebe o nome do maestro Benito Juarez

O famoso complexo arquitetônico da Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, um dos cartões postais da cidade, traz agora o nome de Maestro Benito Juarez, conforme Lei nº 16.013, de 22 de outubro de 2020, sancionada e promulgada pelo prefeito Jonas Donizette.

Regente plural, irreverente, criativo, Benito Juarez (1936-2020) comandou a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 25 anos, de 1975 a 2000, conquistando diferentes públicos pela diversidade de repertórios, que transitaram entre o erudito e o popular, com maestria e excelência.

Com a Sinfônica de Campinas, levou a sonoridade peculiar do coletivo para os quatro cantos do país, obtendo reconhecimento nacional e internacional. Um dos momentos emblemáticos da trajetória foi o histórico concerto em favor das Eleições Diretas Já, em 1984.

Sob a batuta de Benito Juarez, a Orquestra campineira foi a primeira a receber o grande prêmio pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e o prêmio Qualidade Brasil – Sudeste Paulista.

Ainda em Campinas, no início dos anos 1970, o maestro fundou o Departamento de Música da Unicamp e sua Orquestra Sinfônica. Em 2008, ganhou o prêmio Melhor Projeto Musical Erudito.

Em 2019, no programa comemorativo dos 90 anos da Sinfônica de Campinas, foi homenageado com a Medalha “90 anos OSMC”,  entregue, na ocasião, ao seu filho André Juarez, durante emocionante concerto ao ar livre na Concha Acústica do Taquaral.

Read Previous

UniMetrocamp promove primeira edição do “Mês da Carreira”

Read Next

Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas retoma programação na próxima sexta-feira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *