Jornal de Campinas

Galleria recebe a 12ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês

 Considerado o maior evento de filmes franceses fora da França, o Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua 12ª edição. Em Campinas, o festival pode ser acompanhado exclusivamente no Cinépolis Galleria Shopping, até 8 de dezembro.

Na programação, dois clássicos e 17 longas-metragens inéditos e recentes, entre premiados e participantes de festivais internacionais. Entre os homenageados do ano está Jean-Paul Belmondo, ícone do cinema mundial falecido em setembro último.

Leia também: Caminhada domingo na Arautos da Paz marca dia da pessoa com deficiência

Os longas-metragens formam uma seleção com gêneros e temáticas variadas, estreladas por astros e jovens talentos, além de diretores novos e consagrados. Na programação estão obras premiadas e participantes de festivais como Cannes, Toronto, Veneza e San Sebastian. François Ozon (“Está Tudo Bem”), presença recorrente no Varilux; Xavier Giannoli (“Ilusões Perdidas”); Emmanuelle Bercot (“Enquanto Vivo”); Laurent Cantet (“@Arthur Rambo – Ódio nas Redes”); Albert Dupontel (“Adeus, Idiotas”); Julia Ducournau (“Titane”) e Jacques Audaiard (“Paris, 13 Distrito’) são alguns dos diretores desta edição. Astros e estrelas como Catherine Deneuve, Sophie Marceau, Virginie Efira, Jérémie Renier, Pierre Niney, Pio Marmai e jovens nomes como Noémie Merlant, Benjamin Voisin, Sami Outalbali e Rabah Naït também estarão presentes com seus últimos filmes.

O Cinépolis está localizado no primeiro piso do Galleria Shopping. Para conferir a programação basta acessar o site do festival (https://variluxcinefrances.com/2021/cidade/campinas-sp/) ou da rede Cinépolis (www.cinepolis.com.br).

A edição 2021 traz dois filmes memoráveis da cinematografia francesa para compor os clássicos homenageados da mostra. São eles: “O Magnífico” e “As coisas da Vida”. A comédia “O Magnífico”, de 1973, é dirigida por Philippe de Broca, e conta com Jean Paul Belmondo no papel principal, além de Jaqueline Bisset, Vittorio Caprioli e Jean Lefebvre. “As Coisas da Vida”, de 1970, é um drama romântico dirigido por Claude Sautet e com Michel Piccoli, Romy Schneider, Lea Massari e Jean Bouise nos papéis principais.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, como é o caso da parceria em Campinas; a Embaixada da França no Brasil; as empresas Club Med, Air France, Fairmont e Ingresso.com; as distribuidoras dos filmes desta edição Bonfilm, California Filmes, Mares Filmes, PlayArte, Synapse e Vitrine Filmes; e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial

Read Previous

Caminhada domingo na Arautos da Paz marca dia da pessoa com deficiência

Read Next

Sondagem Iconfirma que indústria da Região de Campinas mantém otimismo para 2022

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *