Roger amarrado_em cena/foto: Ronaldo Gutierrez
A peça “De Perto Ninguém é Normal”, da renomada CiaTeatro Epigenia, abriu a temporada de peças no palco do Sesi-SP e conquistou uma legião de adeptos que lotaram o teatro durante a temporada. Agora chega a Campinas de 10 a 19 de maio, com apresentações gratuitas às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h. O Sesi Campinas fica na Av. das Amoreiras 450, Paque Itália. Para retirada de ingressos gratuitos, basta acessar: SESI – Cultura – DE PERTO NINGUÉM É NORMAL (sesisp.org.br)
Comédia com conceito
Com 24 anos, 25 espetáculos no repertório, a Epigenia – indicada a 17 prêmios com seu trabalho mais recente, O Alienista (2022), tendo levado seis, Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Direção de Arte para Gustavo Paso – ocupa uma posição de destaque no cenário teatral brasileiro, sendo muito bem conceituada por sua trajetória nessas mais de duas décadas.
Se encenar trabalhos autorais é característica do grupo, a opção por montar comédias não é frequente na companhia, cuidadosa em sua proposta de unir arte e entretenimento e levar para cena projetos que abordem assuntos que mexam com os alicerces da sociedade, a Cia. segue alicerçada na tríade: ator, texto e conceito. A nova montagem pretende abstrair as mazelas, ou melhor, deixá-las de lado com objetivo de FAZER RIR.
O título da peça já é uma brincadeira com a história apresentada e ao mesmo tempo uma espécie de autocitação que ocorre durante o espetáculo, pois um dos personagens é um autor de teatro que está escrevendo uma peça chamada “De perto ninguém é normal”, que é inclusive ironizado por isso, por escolher um título “muito original”.
Paso valoriza o fato de estar inserido em uma cia de teatro e de contar com parcerias de longa duração na equipe. “Fortalecer o nome da Epigenia é o que me dá respaldo para criar”, diz ele, que não se cansa de repetir que não há nada mais verdadeiro do que a frase de Caetano Veloso tirada da música Vaca Profana: De Perto Ninguém É Normal.
Sinopse do espetáculo
“De perto ninguém é normal” conta a saga de uma companhia de teatro na noite de estreia de seu novo espetáculo. Está chegando a hora de abrir o teatro para o público e eles mal conseguiram realizar um ensaio geral. Atrasos na chegada dos figurinos, cenário, objetos de cena, vão confundindo o elenco e aplacando conflitos generalizados. Quando as cortinas se abrem, obviamente que quase tudo dá errado, e para deleite do público, o elenco toma as atitudes mais absurdas para tentar remediar o que não tem remédio!
CiaTeatro Epigenia
A Cia Teatro Epigenia é uma companhia de teatro HUMANISTA. “Procuramos projetos que falem sobre o ser humano contemporâneo. Trabalhamos para contribuir com transformações internas de cada um que nos assiste e a nós mesmos que fazemos Arte, levando reflexão, espelhamentos e assim contribuindo para um mundo melhor.” Respeitando um compromisso firmado em sua fundação, a Cia Teatro Epigenia ampliou seus horizontes e se tornou uma Cia nacional. “Nosso objetivo sempre foi fazer teatro por todo o país. À beira de seus 24 anos de fundação, já estivemos em turnê por 21 dos 26 estados brasileiros, contabilizando mais de 80 municípios. Nossos espetáculos, a partir de 2007, sempre cumpriram temporadas no eixo Rio/São Paulo e circulações pelo país, outro pacto enquanto fundadores, a paulista Luciana Fávero e o carioca Gustavo Paso: A cia. teria Rio e SP como polos de produção de criação e ensaios.
Serviços:
De Perto Ninguém é Normal
10 a 19 de maio
Classificação: 14 anos
ENTRADA GRATUITA
Sesi Campinas
Av. das Amoreiras 450, bairro Parque Itália Campinas, SP
Apresentações de sexta a domingo
Sextas e sábados às 20h | Domingos às 18h
Link para retirada de ingressos: SESI – Cultura – DE PERTO NINGUÉM É NORMAL (sesisp.org.br)