Dia do aposentado-Plataforma ajuda na compra de medicamentos/Divulgação
Entre os medicamentos mais buscados na plataforma Consulta Remédios (CR) por idosos estão anti-hipertensivos, remédios para disfunção erétil, entre outros.
Quem disse que os idosos não gostam de fazer compras online é porque ainda não teve acesso aos dados divulgados pela plataforma Consulta Remédios (CR), 2ª maior plataforma de varejo farmacêutico no Brasil e 12ª no mundo, segundo dados da SimilarWeb. O levantamento registrou, por exemplo, que mais de 15 mil pessoas com idade superior a 60 anos têm jornadas recorrentes de compra no marketplace e, em 2023, a quantidade de usuários que acessaram e buscaram itens de farmácia na plataforma foi de aproximadamente 870 mil visitantes com idade de 55 a 64 anos, enquanto pessoas com mais de 65 anos representaram cerca de 680 mil usuários.
O dado faz parte de um levantamento que pretendeu identificar o comportamento deste público. “Estamos falando de um público responsável por mais de 4.5 milhões de visualizações dentro da nossa plataforma por ano. Isso é muito significativo pra gente, e é preciso quebrar essa barreira do comércio online com pessoas em decorrência da sua idade. Cada vez mais os idosos estão presentes no mundo online, e nosso papel é de descomplicar e desmistificar essa jornada”, conta Paulo Vion, CEO da CR.
Ainda, a CR divulgou que os usuários 65+ são os que permanecem mais tempo nas páginas da plataforma, e que suas compras tendem a ter um valor mais elevado. “É uma faixa etária que faz uso de medicação contínua, e, justamente por isso, é um público que busca economizar. Ter um comparador de preço é um fator relevante para esse perfil, considerando que muitos remédios para doenças dessa faixa etária possuem um valor mais elevado”, diz o CEO. E por falar em economizar, este será um fator fundamental neste ano, uma vez que muitos estados elevaram o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços, o ICMS, em decorrência da reforma tributária. “2024 será um ano que, além do aumento tradicional dos valores de medicamentos que normalmente acontecem em março e utilizam o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o brasileiro terá também o aumento do ICMS, ou seja, serão dois aumentos no ano, e por isso economizar será um verbo muito conjugado em 2024”, explica Vion.
Ranking dos medicamentos
Entre esse público, os medicamentos mais buscados e vendidos são aqueles usados no tratamento da disfunção erétil, seguidos pelos anti-hipertensivos e remédios para colesterol. “A gente percebe também um movimento grande de compra de anticoagulantes e antiparasitários”, conta Vion.
Em 2023 foram mais de 1 milhão de buscas (1.154.920) nas páginas dos medicamentos para disfunção erétil, e, apesar de o dado não ser exclusivo de idosos, a parcela de usuários 65+ que busca esse tipo de medicamento é alta. “A gente entende que essa alta nas buscas está relacionada ao fato de a saúde sexual ser um tabu para os homens, ainda mais aqueles com uma idade avançada. Muitos optam em comprar isso de forma online porque não precisam encarar um farmacêutico ou atendente”, diz a farmacêutica responsável pela CR, Rafaela Sarturi.
Apesar da facilidade, a farmacêutica reforça os cuidados com o uso em excesso dessa medicação. “A taladafila, por exemplo, que é o mais buscado, tem como reações adversas alterações na visão, na audição e até mesmo nos batimentos cardíacos, além de diversos outros. É preciso ter um acompanhamento médico no uso de qualquer medicamento, inclusive os dessa categoria”, reforça a farmacêutica.
As fraldas geriátricas também são itens com muita saída na plataforma, e, apesar de nem sempre serem compradas pelos próprios idosos, são itens bastante utilizados por eles. “Hoje em dia existe uma diversidade de ofertas desse item, que oferecem mais conforto, discrição e, principalmente, valores diferenciados. A gente precisa muito mais do que simplesmente traçar o perfil desse público. Precisamos estudar e considerar cada vez mais os hábitos deles. Pensar na usabilidade do site e nas necessidades das pessoas 60+ como uma forma de democratizar o acesso à vida online”, finaliza o CEO da plataforma.