Jornal de Campinas

Dona Laura, 106 anos, toma primeira dose da vacina contra Covid-19 em casa

Dona Laura Raimunda Pinto completou 106 anos no último dia 3 de fevereiro e nesta terça-feira, 23, ela recebeu em sua casa a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ela foi vacinada dentro da estratégia de imunização para idosos acamados e domiciliados feita pela Secretaria de Saúde de Campinas, e é uma das pessoas mais velhas a receberem a vacina no município. Além dela, também foi vacinada sua cuidadora principal e filha, Miralva Selma Pinto.

“Ela é muito corajosa e guerreira”, contou Marialva sobre Dona Laura. Mãe de 11 filhos, sendo nove vivos, 42 netos e 16 bisnetos, ela é descrita como corajosa e guerreira pelos familiares. “A pessoa não pode esmorecer”, disse a idosa. Para a filha, que estava visivelmente emocionada, o próximo passo também será recebido com alegria. “Estou muito feliz e protegida, agora se Deus quiser nós vamos tomar a próxima dose”, disse.

As vacinas foram aplicadas pela enfermeira Gabriela Matsuo Friedlander de Aquino, coordenadora do Centro de Saúde Aeroporto, no qual a família é atendida. “É gratificante presenciar a emoção dos pacientes ao receberem a vacina, é como um fechamento de um ciclo. Além disso, vemos a dedicação e o empenho dos profissionais de saúde que estão organizando a imunização”.

A coordenadora conta que as vacinas são buscadas pela equipe do Centro de Saúde de acordo com a lista de pacientes e seus cuidadores que serão imunizados. Apenas um cuidador por idoso acamado ou domiciliado – o principal responsável pelo seu cuidado – recebe a vacina.

As doses são dispensadas por turno, de manhã e à tarde, e saem com escolta, levadas dentro de caixas térmicas. Elas são manipuladas na frente dos pacientes. Dose aplicada, quem recebeu a imunização também ganha um comprovante de que está vacinado e já com a data da segunda dose.

Read Previous

Anelo abre inscrições para cursos gratuitos de música

Read Next

Anestesia do Vera Cruz conquista mais alto nível de certificação internacional

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *