Consumidor deve se conscientizar sobre uso de eletroeletrônicos e eletrodomésticos_Imagem Divulgação
Com o rápido avanço da tecnologia e a crescente substituição de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, o impacto ambiental decorrente do descarte inadequado desses produtos tornou-se uma questão global. Neste mês de outubro, duas datas destacam a importância de práticas mais conscientes: o Dia Internacional do Resíduo Eletrônico (14/10) e o Dia do Consumo Consciente (15/10). Nesse contexto, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, reforça a necessidade de reavaliar as escolhas de consumo, desde a aquisição até o descarte correto, trazendo dicas estratégicas para preservar o meio ambiente.
De acordo com o último relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulado “The Global E-waste Monitor 2024”, os resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos têm aumentado cinco vezes mais rápido que a capacidade de reciclagem mundial, evidenciando uma escalada preocupante. Esse crescimento acentuado gera um alerta, devido aos diversos impactos negativos gerados tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública.
A Gerente de Relações Institucionais da ABREE, Helen Brito, afirma que o consumo consciente deve abranger toda a cadeia de uso dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Para isso, é necessário incentivar práticas como a escolha de produtos mais duráveis, a realização de manutenções preventivas e o descarte correto dos resíduos. “Essas práticas são essenciais para minimizar o impacto ambiental e conter o aumento da quantidade desses produtos gerados anualmente”, destaca.
Para auxiliar os consumidores a aplicarem o conceito de consumo consciente dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de maneira prática, Helen compartilha algumas dicas. Confira:
- Evite o consumo desnecessário: Antes de decidir substituir um aparelho, reflita se essa troca é realmente necessária. Evitar compras impulsivas e planejar as aquisições pode ajudar a reduzir o descarte prematuro.
- Prolongue a vida útil dos aparelhos: Realizar manutenções periódicas e seguir as orientações de uso do fabricante é essencial para prolongar a vida útil dos produtos. Cuidados simples, como limpar filtros de ar-condicionado, e não sobrecarregar os aparelhos, por exemplo, podem fazer uma diferença significativa na durabilidade.
- Descarte corretamente: Quando um eletroeletrônico ou eletrodoméstico atingir o fim de sua vida útil, é fundamental descartá-lo de maneira adequada. Procure pontos de coleta especializados para garantir um descarte seguro e ambientalmente responsável. No site da ABREE, é possível encontrar o ponto de recebimento mais próximo e uma lista completa dos itens que podem ser entregues.
- Reduza o consumo de energia: Além de optar por produtos mais eficientes, adote hábitos que ajudem a diminuir o consumo de energia no dia a dia. Desligar aparelhos que não estão em uso, ajustar a temperatura de equipamentos e utilizar o modo econômico são ações simples que não apenas economizam energia, mas também aumentam a vida útil dos produtos.
“Ao adotar práticas mais conscientes no consumo de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, ajudamos na redução da extração de recursos naturais e geração de resíduos. A celebração dessas duas datas nos lembra que a responsabilidade pelo futuro do planeta está também nas nossas mãos. A simples atitude de procurar um ponto de recebimento para o descarte de um aparelho já faz a diferença”, finaliza Helen.