Jornal de Campinas

Evento no Iguatemi Campinas reúne profissionais e fornecedores de arquitetura e construção

A ExpoDecor 2018 começa nesta terça-feira, 6, e segue até sábado, 10 de novembro, no Shopping Center Iguatemi Campinas.  Única feira de construção, arquitetura e decoração do interior paulista oferece produtos e serviços apresentados por fabricantes e lojistas de diversos segmentos, como mobiliário, artigos para decoração, cozinhas, construção e eletrodomésticos, entre outros. O evento trará ainda uma série de novidades, como concurso de arquitetura, palestras e exposições de arte.

A ExpoDecor 2018 ocupa uma área de 2,6 mil metros quadrados, localizada no piso 2 da torre de estacionamento do shopping. Além do setor principal, no qual estão os estandes de empresas dos mais variados segmentos, o público encontra também uma área anexa, batizada de Decor Fair, para a venda de produtos com pronta-entrega. Vale destacar ainda o outlet: algumas lojas presentes na feira terão queima de estoque, com produtos em oferta. No total, serão cerca de 30 expositores.

A expectativa da organização é de que sejam movimentados mais de R$ 5 milhões em negócios durante o evento, que deverá ser visitado por cerca de 15 mil pessoas. O público alvo são os profissionais da área, empresários, lojistas do setor e também o consumidor final.

“A ExpoDecor é uma excelente opção de passeio e também de negócios para todos que se interessam por esse universo de arquitetura e decoração e especialmente para quem está construindo ou deseja construir”, afirma Sueli Cardoso, uma das diretoras do Grupo Campinas Decor.

Sua sócia, Stella Pastana Tozo, acrescenta que a Decor Fair é um dos destaques do evento. “O público adora essa parte da feira, na qual é possível levar para casa, na hora, artigos que agradam a todos, como aromatizadores para casa e os mais diversos itens artesanais”, conta.

Concurso de Arquitetura

 Uma das novidades da ExpoDecor 2018 é a “Premiação de Arquitetura Ricardo Badaró”,  que visa reconhecer o trabalho dos profissionais de arquitetura e urbanismo. O concurso foi promovido pelo Grupo Campinas Decor com organização da AREA (Associação Regional de Escritórios de Arquitetura), apoio do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e colaboração do SECOVI (Sindicato da Habitação).

Participaram do concurso arquitetos urbanistas registrados no CAU que inscreveram seus projetos no período de 15 de setembro a 15 de outubro. Os projetos foram avaliados por uma banca julgadora formada pelos profissionais Graça Gargantini, representante da AREA, Waldir Dezan, representando a Unicamp, Fábio Muzetti, da PUC Campinas, Valdemir Lucio Rosa, representando o IAB – Núcleo Campinas, e Carlos Alberto Palladini, como representante do CAU/USP.

Os interessados puderam inscrever projetos nas categorias Comercial e Residencial, divididos entre pequeno / médio porte e grande porte. Além do reconhecimento ao primeiro lugar de cada categoria, haverá menção honrosa para o 2º e 3º lugares, mais quatro menções honrosas a trabalhos pertinentes. Os vencedores serão conhecidos na abertura da ExpoDecor 2018, na terça-feira, 6, às 10h, e terão seus projetos expostos na feira.

Exposições de arte

Em uma iniciativa de incentivo e divulgação da arte, a ExpoDecor 2018 irá sediar exposições de três grandes nomes de Campinas: o artista plástico Thomaz Perina, falecido em 2009, um dos mais importantes expoentes da história das artes visuais do Estado de São Paulo;  o fotógrafo Ricardo Dettmer, que exporá no local trabalhos da série “Case Cambuí”, e a artista plástica Vera Ferro, apresentando a série “Refugiados”.

Palestras

A programação da feira conta ainda com palestras com temas ligados à arquitetura, que serão realizadas na quinta-feira, dia 08, das 14h30 às 17h30. Gratuitos, os encontros serão abertos a todos os interessados, mediante cadastro e inscrição pelo site www.expodecorcampinas.com.br, com vagas limitadas.

Serão apresentadas as palestras “Naufrágio da Arquitetura Campineira”, com o arquiteto e urbanista Paulo de Tarso, “Foto palestra Degradação / Urbanidade, Patrimônio x Descaso – Case Campinas, com o arquiteto e urbanista Aldomar Caprini e o fotógrafo Ricardo Dettmer, e “Vestígios de Lisboa”, com o jornalista e mestre em literatura Marcelo Carnevale.

Serviço:

ExpoDecor 2018

Data: de 6 a 10 de novembro

Local: Piso 2 da torre de estacionamento do Shopping Center Iguatemi Campinas

(Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

Horário: das 10h às 22h

Entrada: gratuita, basta fazer inscrição na chegada

Read Previous

Terra à vista, Morte a prazo

Read Next

Simetria Restaurante oferece Happy Hour às quintas-feiras

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *