Jornal de Campinas

Existe reabilitação para a perda de olfato

Terapeuta holística e homeopata fala sobre treinamento olfatório com aromaterapia em casa, que traz resultados incríveis e pode ser feito com itens do cotidiano, como vinagre, café, especiarias ou produtos de limpeza.

Aromas/Divulgação

Aromaterapia é uma técnica terapêutica que, tradicionalmente, utiliza aroma de óleos essenciais de origem de plantas e suas estruturas, como sementes, folhas, frutos, caules, raízes e flores. Nos últimos tempos, os casos da perda de olfato (anosmia) têm aumentado consideravelmente por ser um dos principais sintomas da covid-19*, segundo inúmeros relatos de pacientes infectados**, ainda em estudo pelos especialistas. Porém, outras patologias podem causar essa perda olfativa, como, por exemplo, sinusite, resfriados comuns, infecções do trato respiratório, entre outras, e a técnica está se mostrando uma grande aliada na reabilitação do olfato.

“O ideal é a pessoa começar o treinamento olfativo com a aromaterapia ao menor sintoma. É importante salientar que a técnica deve ser feita sempre com a orientação de um profissional qualificado, e o melhor, pode ser realizada tranquilamente em consultas virtuais e com aromas de produtos que as pessoas têm normalmente em casa, facilitando o processo e, por consequência, a melhora. O terapeuta vai selecionar com seu paciente os aromas, e fazer uso de cheiros diferenciados, como cítrico, doce, salgado, ácido e temperado. Itens como produtos de limpeza, café,  especiarias, sabonetes, enxaguantes bucais, molho de soja, vinagre, ervas, mel, etc. O importante é utilizar aromas diversos, mas, precisam ser produtos que a pessoa reconheça”, explica Natália Lima, Terapeuta Holística do Espaço Tatva e especialista na técnica.

No nosso nariz, existem receptores olfativos que identificam o aroma e enviam uma mensagem para o bulbo olfativo, que está ligado ao córtex cerebral e ao sistema límbico, onde são liberados hormônios e neurotransmissores atuando no estado emocional da pessoa. “Por isso que a aromaterapia funciona, porque ela opera dentro desse aspecto de memória e de prazer. Fisiologicamente, ela aumenta o sistema imunológico, diminui o stress, alivia dores de cabeça, melhora rinite, sinusite, entre outros benefícios”, afirma a terapeuta.

Para fazer a aromaterapia em casa, existe um protocolo. Tem que haver disciplina, tem que ser regrado.  Com auxílio do profissional, a pessoa escolhe alguns cheiros que atuam nessa região de memória e de prazer, fazendo os exercícios da mesma forma e na mesma sequência algumas vezes ao dia, por prazo indeterminado. “A melhoria vai depender de quanto tempo a pessoa ficou sem olfato e sem paladar. A aromaterapia feita no início dos sintomas, age mais rápido, e os resultados são bastante positivos, porém, não há uma estimativa certa de cura, cada pessoa tem o seu tempo e cada organismo é único. Pode ser que algumas pessoas voltem imediatamente e outras demorem até meses, caso haja uma procura tardia. Em alguns casos, eu recomendo também o uso de homeopatia para agilizar esse processo ”, finaliza Natália.

Natália Lima/Divulgação

Read Previous

Divorciados sim, mas vivendo sob o mesmo teto

Read Next

Festival Cultural Pangeia acontece em edição online

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *