Jornal de Campinas

FEBRABAN TECH 2024 recebe 55 mil visitas e tem recorde de público

Febraban Tech 2024 tem record de público/Divulgação

O FEBRABAN TECH recebeu um público recorde em sua edição de 2024, com 55 mil visitas, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. O evento, que neste ano ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), teve 30 mil participantes únicos. Além dos congressistas de 26 Estados brasileiros, o evento recebeu também participantes de 22 países. E não foi apenas o número de congressistas que aumentou. No total, a feira contou com 500 palestrantes em 200 painéis.

E mais números comprovam a edição histórica do FEBRABAN TECH em 2024. Foram 19.681 m² de área construída, crescimento de mais de 50% em relação à de 2023. A área de exposição também aumentou de 5.506 m² para 6.630 m², avanço de 20%, com 226 áreas de exposição, ante 188 no ano anterior – e 8 auditórios.

A 34ª edição da conferência teve como tema central “A jornada responsável na nova Economia da IA”, e reuniu lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação.

Destaques

O painel de abertura “Presidentes dos bancos destacam avanço da IA e as práticas ESG como benefícios para a sociedade e os negócios”, contou com a presença de Isaac Sidney, presidente da Febraban; Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco; Marcelo Noronha, diretor-presidente do Bradesco; Mario Leão, CEO do Santander Brasil; e Carlos Vieira, presidente da Caixa.

Além de grandes destaques do mercado financeiro, a edição de 2024 contou com keynote speakers referências mundiais. Esther Duflo, vencedora do prêmio Nobel de Economia, abordou suas percepções e atuação para combater a desigualdade social. Economista franco-americana, cofundadora e diretora do Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel (J-PAL), é professora de Economia de Alívio à Pobreza e Desenvolvimento no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Em 2019, Esther conquistou o Prêmio Nobel de Economia defendendo uma “abordagem experimental para aliviar a pobreza global”, ao lado de seu marido, o indiano Abhijit Banerjee, e do americano Michael Kremer.

No último dia de evento, a futurista Amy Webb subiu ao palco para refletir sobre como a IA vem reformulando negócios, privacidade, comércio, agricultura, guerra, educação e até mesmo os relacionamentos interpessoais. Autora de best-sellers, como o livro The Big Nine, a futurista trouxe uma análise do estado atual da inteligência artificial.

Em ano de Jogos Olímpicos, o FEBRABAN TECH recebeu Hortência Marcari, ícone do basquete brasileiro com título mundial e medalhista olímpica, que destacou a evolução de tecnologia no esporte, ao lado da jornalista Glenda Kozlowski. Ela compartilhou suas percepções sobre o momento atual do esporte brasileiro e suas expectativas para os Jogos de Paris.

O evento também contou com os CIOs dos principais bancos brasileirosexecutivos de grandes empresas de tecnologia, como Microsoft, Meta, Amazon, Google, LinkedIn, IBM, e de setores como o automotivo, agro e varejo, entre outros. Especialistas, como Walter Longo, Guga Stocco, Paolo Sironi e Gil Giardelli também marcaram presença.

Lançamento


E pouco antes do show de encerramento com o cantor Paulo Ricardo, ex-RPM (o evento também teve apresentações da banda Blitz e da cantora Luiza Possi), foi anunciado que o lançamento da edição 2025 do maior evento tecnologia e inovação do setor financeiro: será no próximo dia 8 de outubro.

Read Previous

Artigo: O excesso de telas e as consequências no desenvolvimento infantil

Read Next

Campinas está no top 20 das cidades com maior qualidade de vida do Brasil