Jornal de Campinas

Folias de Reis realizam 41º Encontro de Bandeiras em Campinas neste domingo

As Folias de Reis em Campinas chegam ao seu ponto alto com o tradicional 41º Encontro de Bandeiras no próximo domingo, 26, das 8h às 18h, na Associação da Folia de Reis de Campinas (Asfrecam). A entrada é gratuita. 
Se durante o mês de janeiro as companhias de Reis fazem as suas festas, comemorando a chegada e o retorno às comunidades, é na “Festa da Dona Maria”, como o encontrão é conhecido, que os  grupos de Folias da cidade e da região mostram, coletivamente, suas cantorias e evoluções.
 “Dona Maria (in memorian) iniciou a tradição em 1978 para pagar uma promessa e seguiu como devota da bandeira de recebendo grupos de muitos lugares, desde cidades vizinhas até foliões de outros estados”, conta Marcela Bonetti, especialista cultural da Secretaria de Cultura de Campinas. “Dona Maria fez tão lindamente esse papel que ao longo dos anos a festa ganhou destaque na cidade e hoje é feita por sua neta, Regiane, que já ensina sua filha e envolve toda a família nos preparativos”, destaca.
Além da participação dos grupos Ases do Brasil, Voz do Oriente, São José Operário, Estrela Guia, Grupo Folclórico Campinense e Missão Sagrada, a próxima edição receberá os grupos de cultura popular da cidade: Urucungos, Puítas e Quijengues; Baque Mulher; Tambor de Crioula; Samba de Bumbo, Caixeiras das Nascentes e o Savuru, de danças populares.
A Folia de Reis também é motivo de festa neste sábado,  25, com o grupo Voz do Oriente na Comunidade São Geraldo Magela (Rua Jetiva, 804, Jardim Aeroporto), a partir das 16h.

Patrimônio Imaterial

Em Campinas, a Folia de Reis é reconhecida como patrimônio cultural imaterial desde outubro de 2018, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).
“A importância de trazer a celebração do Dia de Reis para a região central, com a participação das Companhias, é uma forma de colaborar para a salvaguarda da Folia de Reis, e de contar para a cidade que esses grupos estão pulsantes nas regiões, na cultura popular, indo de casa em casa. Não são mais vistos nos grandes centros, mas todos os anos realizam seus “Giros” e celebram, com suas festas de “chegada”, a tradição da Bandeira de Santos Reis”, afirma a especialista cultural.
A estudiosa lembra que a tradição já teve início em novembro quando as companhias saíram em seus “Giros”, que significam o início da peregrinação que remete aos Reis Magos, que culminam com o tradicional encontro de bandeiras da Vila Castelo Branco.

Serviço
41º Encontro de Bandeiras
Quando: domingo, 26, das 8h às 18h.
Onde: Associação da Folia de Reis de Campinas – Asfrecam (Rua Humberto de Campos, 183. Vila Castelo Branco).
Entrada gratuita.

Read Previous

Janeiro branco: como diminuir os impactos da tecnologia na saúde mental

Read Next

Riscos ambientais podem comprometer o turismo e a economia do Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *