Mostra competitiva conta com 10 espetáculos, sendo 5 dramas e 5 comédias
Durante todo o mês de agosto acontece o 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro. A mostra competi tiva, promovida pela Cia Banquete Cultural, conta com 10 apresentações de teatro online em tempo real, sendo 5 dramas e 5 comédias. De acordo com Jean Mendonça, diretor do festival, foi muito difícil escolher apenas 8 espetáculos para o evento, como previsto originalmente, devido ao grande volume de projetos, vindos de todas as partes do Brasil, a organização estendeu para 10 selecionados. A escolha foi embasada no critério artístico: presença, precisão, espontaneidade, relevância social e qualidade de som e imagem do vídeo. “Depois de muitos empates, chegamos aos escolhidos. Dramaturgias potentes, contemporâneas e cheias de vigo r art&ia cute;stico. Um orgulho ter todas essas experimentações cênicas na web”, explica Jean.
De 16 a 30 de agosto, os vídeos gravados das apresentações feitas em tempo real pelo Zoom, de 1º a 15, serão exibidos pelo YouTube, no canal da Cia Banquete Cultural. Nessa etapa todo o público está convidado a participar como espectador e jurado. “As pessoas terão a oportunidade de assistir gratuitamente a todos os espetáculos do Festival e ainda votar no preferido, apertando o botão do like. Todas as curtidas serão computadas como voto do Júri Popular”, explica Jean. O anúncio dos dois premiados, sendo um em cada categoria, será realizado por meio de uma live no canal da Cia Banq uete Cul tural, no YouTube, na segunda-f eira, dia 31 de agosto, às 20h.
Sobre o Festival
A proposta do Festival surgiu bem no início da pandemia no Brasil, em março, quando a classe artística ainda estava pensando em como seria a retomada das artes cênicas, mas sem esboçar reação. A ideia foi exatamente fomentar a possibilidade de um novo fazer teatral, ao vivo por meio das plataformas digitais, ao que batizaram de teatro-web. Segundo ele, a Cia Banquete Cultural não estava interessada no pioneirismo, embora considere esse ato histórico importante, mas sim na real continuidade das artes cênicas. “Fomos na contramão e arriscamos com uma dramaturgia ambientada neste momento pandêmico, a partir do meu tex to inédito Ata-me as mãos aos pés da cela. O resultado ficou acima do esperado, mesmo limitado por falta de recursos e pelo pouco domínio da tecnologia. Isso nos provou que seria um caminho possível, e que outros artistas poderiam avançar conosco nestes estudos”, comenta.
Segundo o diretor do Festival, a etapa realizada no Zoom, na primeira quinzena de agosto, foi um sucesso. “Foram finais de semana de muita surpresa e contentamento por ver tantos artistas se reinventando, tanta arte viva, tanto amor à arte do fazer. É diferente, sabemos, mas está sendo uma experiência de encher os olhos, aliviar o coração e colocar a mente em reflexão. Quanto empenho desses artistas de tantas partes do nosso Brasil. A arte permanece viva através deles. O teatro online em tempo real pode ser diferente e ao mesmo tempo surpreendente”, finaliza.