Jornal de Campinas

Grupo de teatro de Campinas participa de festival virtual

Mostra competitiva conta com 10 espetáculos, sendo 5 dramas e 5 comédias

Durante todo o mês de agosto acontece o 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro. A mostra competi tiva, promovida pela Cia Banquete Cultural, conta com 10 apresentações de teatro online em tempo real, sendo 5 dramas e 5 comédias. De acordo com Jean Mendonça, diretor do festival, foi muito difícil escolher apenas 8 espetáculos para o evento, como previsto originalmente, devido ao grande volume de projetos, vindos de todas as partes do Brasil, a organização estendeu para 10 selecionados. A escolha foi embasada no critério artístico: presença, precisão, espontaneidade, relevância social e qualidade de som e imagem do vídeo. “Depois de muitos empates, chegamos aos escolhidos. Dramaturgias potentes, contemporâneas e cheias de vigo r art&ia cute;stico. Um orgulho ter todas essas experimentações cênicas na web”, explica Jean.

De 16 a 30 de agosto, os vídeos gravados das apresentações feitas em tempo real pelo Zoom, de 1º a 15, serão exibidos pelo YouTube, no canal da Cia Banquete Cultural. Nessa etapa todo o público está convidado a participar como espectador e jurado.  “As pessoas terão a oportunidade de assistir gratuitamente a todos os espetáculos do Festival e ainda votar no preferido, apertando o botão do like. Todas as curtidas serão computadas como voto do Júri Popular”, explica Jean.  O anúncio dos dois premiados, sendo um em cada categoria, será realizado por meio de uma live no canal da Cia Banq uete Cul tural, no YouTube, na segunda-f eira, dia 31 de agosto, às 20h.

Sobre o Festival
A proposta do Festival surgiu bem no início da pandemia no Brasil, em março, quando a classe artística ainda estava pensando em como seria a retomada das artes cênicas, mas sem esboçar reação. A ideia foi exatamente fomentar a possibilidade de um novo fazer teatral, ao vivo por meio das plataformas digitais, ao que batizaram de teatro-web. Segundo ele, a Cia Banquete Cultural não estava interessada no pioneirismo, embora considere esse ato histórico importante, mas sim na real continuidade das artes cênicas. “Fomos na contramão e arriscamos com uma dramaturgia ambientada neste momento pandêmico, a partir do meu tex to inédito Ata-me as mãos aos pés da cela. O resultado ficou acima do esperado, mesmo limitado por falta de recursos e pelo pouco domínio da tecnologia. Isso nos provou que seria um caminho possível, e que outros artistas poderiam avançar conosco nestes estudos”, comenta.  

Segundo o diretor do Festival, a etapa realizada no Zoom, na primeira quinzena de agosto, foi um sucesso. “Foram finais de semana de muita surpresa e contentamento por ver tantos artistas se reinventando, tanta arte viva, tanto amor à arte do fazer. É diferente, sabemos, mas está sendo uma experiência de encher os olhos, aliviar o coração e colocar a mente em reflexão. Quanto empenho desses artistas de tantas partes do nosso Brasil. A arte permanece viva através deles. O teatro online em tempo real pode ser diferente e ao mesmo tempo surpreendente”, finaliza.

Read Previous

Restaurantes só podem abrir até as 22h após 14 dias na fase amarela

Read Next

Plataforma de moda autoral do Brasil promove evento virtual na próxima semana- Carandaí25

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *