Jornal de Campinas

Higiene bucal ajuda a prevenir complicações da Covid-19

Estudos realizados com pacientes de UTI que foram submetidos à ventilação assistida demonstram que, nesses casos, ter a saúde da boca em equilíbrio é fundamental

Divulgação

Diante do cenário atual, de pandemia do novo coronavírus, reforçar cuidados de higiene bucal é fundamental para a saúde da população. Uma das principais vias de contaminação pela Covid-19, a boca possui milhares de microorganismos que ajudam a manter o equilíbrio do corpo e auxiliam em processos importantes, como a digestão de alimentos.

Segundo o Prof. Dr. Thiago Altro, cirurgião dentista e reabilitador oral em Campinas, quando o paciente apresenta problemas bucais, esse “ecossistema” de equilíbrio pode se desorganizar e tornar-se um promotor de doenças. “Transtornos como infecção aguda ou crônica de canais, cáries, infiltrações de obturações ou coroas e sisos inflamados são potencialmente patogênicos para o corpo. A quantidade de microorganismos em situações assim aumentam em número e em periculosidade, pois nessas circunstâncias a flora bacteriana bucal tende a ficar mórbida”, ressalta.

O especialista e fundador da Clínica Odontológica AltroVilela explica que indivíduos portadores de próteses totais, como dentaduras e implantes fixos, que não fizeram acompanhamento nos últimos 12 meses, devem tomar cuidados especiais nos dias de hoje. “Essas pessoas devem ir ao dentista para manutenções periódicas, pois o risco de contaminação é ainda maior”, alerta Altro.

Dicas para manter os cuidados em casa:

– Antes de realizar a higiene bucal, é importante lavar bem as mãos;

– Use fio e/ou fita dental diariamente;

– Realize escovação manual por dois minutos. Use um relógio para se disciplinar e atingir o tempo recomendado. Alguns estudos conduzidos com grandes amostras populacionais mostraram o tempo médio de escovação inferior a 50 segundos, o que a torna eficiente;

– Realize bochechos após a escovação. Prefira os produtos sem álcool e com cores claras para não manchar os dentes. O bochecho com clorexidina só deve feito com orientação profissional.

Prof.Dr.Thiago Altro/Divulgação

Serviço

Clínica Odontológica AltroVilela

Endereço: Rua Camargo Pimentel, 26 – Jardim Guanabara – Campinas (SP)

Telefone: (19) 3237-6293 | (19) 9 9113-9244 (WhatsApp)

www.altrovilela.com.br

Read Previous

Artistas deixam a quarentena mais leve em Campinas

Read Next

Direito Autoral – Um ‘Novo Mercado’, no ‘Novo Normal’

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *