Jornal de Campinas

Iniciativa franco-brasileira une ciência e divulgação científica contra a COVID-19

Questões da COVID-19 serão abordadas a partir de diversas áreas de conhecimento em uma série de eventos online que começa a partir de segunda, dia 15. 

Na segunda-feira, dia 15, tem início o Ciclo de Palestras “COVID-19 na mira de pesquisadores brasileiros e franceses”. Uma iniciativa coordenada pelo Consulado Geral da França em São Paulo, que dá início a uma parceria voltada para a Divulgação Científica. A transmissão será pelo canal Youtube. O cronograma das palestras pode ser encontrado na página do Consulado em https://cutt.ly/tzxhQS6

Amplificar cada vez mais o acesso à informação correta e acessível a diversos públicos a partir de instituições que já desenvolvem projetos de divulgação científica foi a proposta de Nadège Mézié, adida de Ciência e a Tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo.

Nesse sentido, o Blogs de Ciência da Unicamp, no Especial COVID-19 (https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/) tem produzido conteúdo de divulgação científica relacionado à pandemia desde Março de 2020. O site abriga conteúdos que vão desde os cuidados básicos, transmissão e vacinas, passando por debates sociais e educacionais, até o combate à desinformação.

Novo espaço para debates

“Esse projeto abre espaço para que a ciência alcance novos públicos e a partir de novas perspectivas e seu planejamento começou no início do ano e a ideia é não parar por aí”, é o que conta Ana Arnt, coordenadora do Blogs de Ciência da Unicamp, que participa da organização da iniciativa.

O Ciclo será iniciado em 15 de março, às 14h30, pelo Canal do Consulado Geral da França em SP, com a participação de Frédéric Keck, diretor de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) e autor de várias publicações sobre Antropologia de epidemias. Sua palestra intitula-se “Les sentinelles des pandémies. Les sociétés asiatiques sont-elles mieux préparées aux émergences virales?” (Sentinelas de pandemias. As sociedades asiáticas estão mais bem preparadas para emergências virais? em tradução livre). Inicialmente em francês, ela terá legendas português que serão inseridas após a live.

Frédéric Keck
Frédéric Keck/Divulgação
  • Marcam presença nas palestras, autores do Blogs de Ciência da Unicamp, como o Maurílio Bonora Junior e a Mariene Amorim, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, do Instituto de Biologia da Unicamp e à Força Tarefa Unicamp. 

Ana Arnt afirma que “essa é uma das primeiras atividades em conjunto, mas estamos desenvolvendo outras propostas como a de produção de outros conteúdos franco-brasileiros, como textos de divulgação científica em português e francês”. Ela finaliza lembrando que “Mais do que apenas um novo ciclo com palestras acadêmicas on-line, tal parceria busca compreender mais profundamente a doença pensada por dois países distantes e como podemos aprender com experiências, saberes e ciência nesta troca”. 

Read Previous

Parceria entre Rede Iguatemi e Grupo MRV traz a Campinas o primeiro empreendimento long stay do Brasil

Read Next

Chefs Mauro Mason e Jurandir Meirelles são embaixadores do Rappi em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *