Jornal de Campinas

Ipem-SP detecta erros em 29% dos produtos para limpeza

“Operação Casa Limpa” encontrou produtos irregulares de várias marcas

Fiscais do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, encontraram erros em 29% produtos de limpeza (12 dos 42) examinados em laboratório durante a “Operação Casa Limpa”, realizada em 16 de outubro.

Os exames foram feitos nos laboratórios do Ipem-SP em Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, além da capital paulista.

Foram encontradas irregularidades em detergente, esponja, lava louça, palha de aço e saco para lixo.

Confira a tabela com as irregularidades. Acesse https://tinyurl.com/y448phsf

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Orientação para o consumo

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/Waw0P1.

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Fonte: Ipem-SP / Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo

Read Previous

Ital, da Secretaria de Agricultura de SP, recebe estudantes na Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Read Next

Indústria regional tem ano marcado por demissões

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *