Jornal de Campinas

Jogos de Guerra em Campinas!

Jogos de Guerra em Campinas!

Campinas, 17 de novembro de 2023.

Jogo de guerra de mesa Warhammar 40k.

Entrevista Luiz Edgard – Warhammer 40k

Luiz Edgard é psicólogo e parceiro da loja Nergeek (https://www.instagram.com/nergeek/) em Campinas, São Paulo. É grande entusiasta do jogo e cultura do Warhammer 40k. Neste artigo do Guilda dos Aventureiros Brasil, divulgamos os produtores de conteúdo e agentes culturais que fazem a comunidade. O conhecedor de jogos iniciou ainda bem jovem, na sua primeira infância aos 5 anos de idade, com o jogo Magic: The Gathering. Por muitos anos, jogava com seus amigos e familiares até que lhe foi apresentado o RPG. Desde a adolescência, portanto, passou a se aprofundar nas narrativas, mundos fantásticos e até mesmo passou a mestrar. Tão logo, também se aproximou dos jogos de tabuleiro, que hoje considera artigos de luxo elaborados e que se distanciam dos jogos mais populares da indústria na década de 1990 e começo dos anos 2000. Mais recentemente, se entusiasmo com os jogos de guerra se mesa (war games) e os divulga com grupos de jogadores que ele mesmo procura expandir.

O que são war games?  (de forma sucinta)

Jogos de guerra de mesa com miniaturas, dados, cenários, sistemas de jogos e livros de jogos de regras. Pode ser jogado em duplas, trios ou times. Formatos de jogos distintos, com objetivos como eliminação das tropas (miniaturas) inimigas, conquista de território, flag, pontos, etc.

Jogo de Warhammer 40k em ação!
Loja Nergeek

Como observa o mercado de jogos de guerra no Brasil?

Luiz aponta que há uma crescente, desde o fim da pandemia. No entanto, sente que um jogo que já é nichado, torna-se de difícil acesso por conta dos preços dos produtos importados e problemas de distribuição com as representantes.

Luiz Edgard, entusiasta do hobby e divulgador cultural na comunidade.

Quais são as maiores barreiras de entrada para o hobby na cidade de Campinas?

Um dos obstáculos que mais limita a expansão do jogo é a falta de divulgação e conhecimento do jogo. Luiz diz que, como colecionador, se sentia frustrado de não ter pessoas com quem jogar. Decidiu, então, mudar esse cenário. Teve a iniciativa de levar sua coleção a loja Nergeek (Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 2611 – Chácara da Barra, Campinas – SP, 13090-723). Por várias vezes, com a exposição na loja, os frequentadores passaram a se interessar. Assim, um senso de comunidade passou a ser alimentado. Tudo isso começou com a vontade e iniciativa de um jogador.

Como se livrar dos preconceitos, estigmas e desconhecimentos sobre os jogos e hobbies?

Na opinião de Luiz, a loja é uma referência, um hub, uma plataforma para eventos, hobbies, acessibilidade e encontro de pessoas. Ressalta que, apesar dos obstáculos logísticos, que desanimam, é através do esforço em grupo e com a loja que as pessoas passam a ter acesso a eventos culturais e possibilidade de lazer.

O que precisa ser feito para transformar essa fantasia em realidade?

Tudo acontece a partir da iniciativa. Luiz não conhecia ninguém em sua cidade que jogava. Todos os projetos podem falhar ou serem bem-sucedidos. Contanto, caso ninguém tente, realmente não acontecerá. Só depende de você.

Guilherme Paes Leme Cordeiro,

Produtor Cultural – Jornal de Campinas

Mestre de Ofício da Guilda dos Aventureiros Brasil,

Guilda dos Aventureiros Brasil:

https://instagram.com/guildadosaventureirosbrasil?igshid=NzZlODBkYWE4Ng==

https://www.youtube.com/@GuildadosAventureiros

Envie sua história, media kit e produtos para:

guildadosaventureirosbrasil@gmail.com

CEP: 13070-261.

Read Previous

Artigo: Empreendedorismo também pode se aprender na escola

Read Next

Turismo SP: Vinícola Góes apresenta calendário de comemorações natalinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *