Jornal de Campinas

Síndrome de Down é tema de Jornada em Campinas

Com programação intensa, evento acontece em 21 de setembro

No dia 21 de setembroa I Jornada Multidisciplinar de Síndrome de Down terá uma intensa agenda com o objetivo de compartilhar com o público uma experiência envolvendo profissionais da saúde, educação, familiares e a sociedade. A agenda inclui assuntos como a garantia dos direitos, deveres e, principalmente, o desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down enquanto cidadãos ativos. As inscrições podem ser feitas no link bit.ly/2ynep0K

A programação no Hotel Nacional Inn (Av. Benedito de Campos, 35 – Jardim do Trevo, Campinas) começa às 8h da manhã com um café inclusivo, realizado pela INCLUA CAFÉ, servido 100% por jovens com deficiência. Às 9h, começam as palestras, primeiro com Biviane Moro de Oliveira, pedagoga e especialista em educação especial, graduada em Educação Especial pela UFSM, mestre em Educação, especialista na formação de professores e educação especial e deficiência visual. Às 10h, é a vez da terapeuta ocupacional Raquel Ortega, que atua há 22 anos na área da saúde mental, entre Neurologia e Psiquiatria. É também a idealizadora e diretora na clínica Inclusione, onde desenvolve atividades voltadas para a inclusão na esfera da gastronomia, arte e cultura. Fechando a parte da manhã, às 11h, a fonoaudióloga Cássia Braguieri Arroyo, colabora com a sua experiência de 20 anos de atuação na área da saúde mental com ênfase em deficiência (neurologia), TEA e distúrbios de aprendizagem de crianças, jovens e adultos.

No período da tarde, a partir das 14h, outras três palestras movimentam a Jornada. Primeiro será a vez da médica Flávia Nogueira, pediatra e especialista em puericultura pela FCM-USP, em Oncologia Infantil pela UNICAMP/BOLDRINI e pediatra pós-graduada no atendimento à criança com Síndrome de Down pelo CEPEC-SP. Grazielle Aurelina Fraga de Sousa, fisioterapeuta, será a palestrante das 15h. Ela é formada pela UFMG, mestre em Biologia Funcional e Molecular, especialista em Fisioterapia aplicada a Neurologia Infantil pela UNICAMP e professora da Universidade São Francisco, em  Bragança Paulista.  Às 16h, é a vez de Matheus Racy Mariusso, cirurgião-dentista e Mestre em Odontopediatria pela UNESP e especialista no atendimento multidisciplinar na primeira infância pela UNICAMP, atuando também com pessoas com deficiências.

Para encerrar às 17h, haverá um momento especial com a palestra “Você já abriu seu presente?”. Rafael Atkinson Carvalho e Maurício Carvalho proporcionarão um período de reflexão, aprendizado e mudança de paradigmas. Rafael tem 23 anos, é palestrante, ator na Companhia de Teatro Inclusione e coordenador do Maravilha Máxxima, movimento de empreendedorismo social, sem fins lucrativos, para promoção efetiva de ações e projetos de inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Seu pai, Maurício Carvalho é idealizador e coordenador do movimento MARAVILHA MÁXXIMA, idealizador e coorganizador dos projetos de culinária inclusiva Feijoadown, feijoada com tempero de inclusão; Sertanejown, no ritmo da inclusão; Cucina Felice, a inclusão é massa; Inclua Café e do curso Foto Inclusão.

Serviço:

JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE SINDROME DE DOWN
DATA: 21/09/2019 – HORÁRIO: das 8h as 18h
LOCAL: Hotel Nacional Inn – Av. Benedito de Campos, 35 – Jardim do Trevo, Campinas – SP

Inscrições podem ser feitas no link bit.ly/2ynep0K
Informações: pelo e-mail: jornadasindromededown@gmail.com

Read Previous

Casarão recebe sarau “Gritos da Primavera”

Read Next

Sacionada Lei do Puxadinho ou que regulariza construções clandestinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *