Jornal de Campinas

Lideranças populares femininas debatem direitos humanos a partir da questão da violência, em evento na Unicamp

O evento será na sexta-feira (25) como parte da celebração dos 20 anos dos Fóruns Permanentes

image.png

Foto: José Irani_Divulgação Proec

Debater os direitos humanos a partir da questão da violência é o desafio do próximo Fórum Especial, que celebra os 20 anos dos Fóruns Permanentes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp. A programação especial procura abordar alguns dos temas mais relevantes para a Proec, refletindo sobre o papel da Universidade na sociedade. Nessa edição, que acontece sexta-feira (25), a partir das 9h, no Centro de Convenções (CDC), o fórum reunirá lideranças femininas que defendem os direitos humanos em sua prática cotidiana a partir de realidades violentas. A proposta, encabeçada pela Secretaria de Vivência do Campus (SVC) e, em particular, pelo Conselho de Vivência Universitária (CVU), com especial apoio da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH), envolve ainda o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp). A abertura do evento contará com uma apresentação do Grupo de Dança Indígena Amoras, criado por estudantes ligadas ao coletivo Acadêmicas Indígenas Uirapuru da Unicamp.

“Pensamos em um fórum diferente, todo na ‘primeira pessoa’, no qual lideranças populares e políticas pudessem trazer suas biografias associadas a essas violências e, ao mesmo tempo, às respostas que vêm dando a elas”, afirmou Susana Durão, coordenadora da SVC e professora do IFCH, que lidera a organização do evento. Segundo ela, cada uma das cinco palestrantes tem uma trajetória de ativismo derivada de experiências de vida que as levaram a enfrentar a necessidade de lidar com os mais graves conflitos e tensões sociais. 

De acordo com a organizadora, o fórum pretende dar visibilidade às lutas políticas que estão impressas na vida cotidiana dessas mulheres. “Elas estão lá a fazer um trabalho que transforma a sociedade todos os dias. Muitas delas a partir da sua experiência biográfica”, afirmou.

Acesse link para inscrição. 

Read Previous

Aussie Grill sugere sanduíches para celebrar o Dia do Gamer

Read Next

Primeiro laboratório de biossegurança será instalado no CNPEM, em Campinas