Jornal de Campinas

Live do Café Filosófico CPFL discute ansiedade nesta quinta-feira

O psiquiatra Luiz Alberto Hetem fala sobre ansiedade, medo e angústia. A transmissão ao vivo ocorre às 18h, no youtube do Café Filosófico e, nesta quinta, 20

Na próxima quinta-feira (20), no último episódio da série “Transtornada mente – uma visão da psiquiatria”, o psiquiatra Luiz Alberto Hetem vai falar sobre a ansiedade e os limites saudáveis que envolvem essa emoção. O Café Filosófico CPFL é um programa de reflexões produzido e realizado pelo Instituto CPFL.

Segundo Hetem, a ansiedade é responsável pelas precauções e cuidados diante de situações novas, dos imprevistos e em momentos de decisões importantes. “Vamos entender quais são as manifestações físicas, psicológicas e comportamentais da ansiedade, além de apresentar um breve histórico do conceito dessa emoção. Também vamos distinguir a ansiedade de outras emoções, como o medo e a angústia”.

O psiquiatra abordará os transtornos de ansiedade, as diferenças entre ansiedade normal e patológica, os tipos mais comuns, suas características e as modalidades de tratamento. “A distinção entre a ansiedade normal e a patológica é fundamental. Na medida em que a ansiedade é completamente normal, e até desejável até certo nível, que varia de pessoa para pessoa, sua medicalização é um risco real”.

Luiz Alberto Hetem é doutor em saúde mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e tem pós-doutorado no Serviço de Psiquiatria do Hospital Civil de Estrasburgo, na França. Também é fundador e apresentador do PQU Podcast, site que reúne conteúdo direcionado exclusivamente aos médicos psiquiatras, residentes de psiquiatria e estudantes de medicina.

O Café Filosófico CPFL “fica em casa” é inédito, transmitido pelo canal do programa no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook. A live sobre ansiedade também contará com a transmissão da Veja Saúde, em seu perfil no Facebook. Haverá tradução simultânea em Libras e o lembrete para a live pode ser ativado aqui.

Serviço:

Café Filosófico CPFL #ficaemcasa com Luiz Alberto Hetem, psiquiatra

Quando: dia 20/5, quinta-feira, às 18h00

Onde: youtube.com/CafeFilosofico e facebook.com/InstitutoCPFL

Participação: https://youtu.be/qU5EDFVVF9c

Informações: institutocpfl.org.br

Read Previous

Vacinação de pessoas de 55 a 59 anos e profissionais da educação de 18 a 46 anos fica para julho

Read Next

Formulário facilita atestado de comorbidade para vacina contra Covid-19

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *