Jornal de Campinas

Mais de 43,8 mil alunos voltam às aulas esta segunda-feira, 7 de fevereiro

A dama, o vagabundo e suas inversões

Nossas atitudes refletem na sociedade


Mais de 43,8 mil alunos de 179 escolas de ensino infantil, fundamental e EJA retomam as aulas presenciais nesta segunda-feira, 7 de fevereiro. Além dos cuidados sanitários neste retorno, a Secretaria de Educação também está investindo mais de R$ 180 milhões em tecnologia para diminuir os prejuízos pedagógicos causados pela ausência de aulas presenciais durante a pandemia e dar mais efetividade à educação.

Entre os equipamentos de informática adquiridos para alunos e professores estão tablets, mesas interativas, chromebook, projetores, leitores digitais de livros e sistema de videoconferência. A Secretaria de Educação também contratou mais 750 vagas do curso de formação para docente em aulas digitais; em 2021, foram 300 vagas.

Parte das aquisições começou em 2021, mas as compras estão sendo ampliadas este ano, como a de chip de internet 4G, a distribuição de chromebook para os alunos dos anos finais do ensino fundamental, aquisição de software e de outros materiais que facilitam o acesso da criança e do adolescente ao ensino.

“Com essas aquisições, a educação municipal de Campinas dá um grande passo. Estamos comprando equipamentos que vão inserir cada vez mais nossos alunos numa época digital. Além disso, estamos investindo na infraestrutura das escolas e na capacitação dos nossos docentes”, disse o secretário de Educação, José Tadeu Jorge.

As compras foram pensadas para cada ciclo e também no acesso do aluno à tecnologia fora da escola. Os leitores digitais, por exemplo, serão disponibilizados para todos os alunos do ensino fundamental. Os chromebooks serão distribuídos, também, para os estudantes dos anos iniciais. Para a educação infantil, os tablets serão de grande valia na continuidade das atividades em casa.

Na infraestrutura das escolas, o secretário citou as mesas digitais para as salas de videoconferência como grandes aquisições.

Uniformes e materiais escolares

Para a compra de uniformes, materiais escolares, kits para os professores, máscaras e álcool em gel, a Secretaria de Educação investiu cerca de R$ 30 milhões.

Os números impressionam. São 44.250 kits de uniforme para os alunos da educação infantil; 23.500 para os do ensino fundamental; e 3.500 para os da EJA (Educação para Jovens e Adultos). Os alunos do ensino fundamental e infantil recebem um agasalho, uma calça, duas bermudas, duas camisetas de manga curta e duas de manda comprida. No caso da EJA, são duas camisetas de manga curta e um agasalho.

Os kits de material escolar da rede municipal têm mais de 40 itens e variam de acordo com o ciclo do estudante. Eles contam com caderno, lápis de cor, caneta, canetinha, tinta, massa de modelar apontador, folhas de papel etc.

Tantos os uniformes como o material escolar já estão sendo distribuídos para os alunos. A expectativa é que todos recebam seus kits ainda no mês de fevereiro.

Read Previous

Escolas da rede estadual iniciam ano letivo de 2022

Read Next

Teatro Castro Mendes recebe ‘Para Viver um Grande Amor’ neste sábado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *