Jornal de Campinas

Mesa-redonda aborda potencial econômico da RMC e retomada pós-pandemia

José_Nunes_Filho/foto: Roncon&Graça Com

O diretor titular do CIESP Campinas, José Nunes Filho, participa da mesa-redonda para debater ‘o potencial econômico da Região Metropolitana de Campinas e a retomada do crescimento pós-covid’. A live, que acontece dia 25 de maio, das 9h30 às 11h30, reúne economistas e convidados de importantes instituições regionais. Integrando as comemorações dos 80 anos da PUC-Campinas, o evento é gratuito e aberto ao público com transmissão on-line. As inscrições são pelo it.ly/2RRtZ1y

A Região Metropolitana de Campinas (RMC), composta por 20 municípios, ostenta diversificada produção industrial, sobretudo em setores dinâmicos de alto valor científico e tecnológico, fator que tem resultado em crescentes ganhos de competitividade nos mercados internos e externos. Em 2019, segundo pesquisa do Instituto IPC Maps, a região exibia o segundo maior potencial de consumo do Estado de São Paulo e o 12º do Brasil, estimado em R$ 34,5 bilhões.

Com a crise sanitária causada pela Covid-19, a RMC retrocedeu no processo de recuperação pelo qual caminhava antes da pandemia. Os efeitos foram sentidos em todos os setores, em especial nas atividades de alojamento e alimentação, que tiveram suas operações suspensas ou limitadas devido às medidas de isolamento social. O setor externo também somou prejuízos em razão da redução da demanda internacional. Por consequência, muitos empregos foram perdidos.

O Observatório PUC-Campinas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, tem acompanhado, desde 2018, o panorama econômico e social da RMC, produzindo estudos e informativos que retratam a realidade regional. Por esse motivo, participam da live os docentes extensionistas Eliane Rosandiski e Paulo Oliveira, economistas responsáveis pelo levantamento e análise de dados relativos ao mercado de trabalho e ao comércio internacional na região. Eles apresentarão o cenário atual e discutirão as possibilidades de retomada pós-pandemia.

Também estarão presentes no encontro o diretor titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho, e o diretor-executivo da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Benjamim Bill Vieira de Souza. Os convidados abordarão, respectivamente, as perspectivas para o setor industrial no contexto pós-covid, e as soluções coordenadas entre os municípios para enfrentar os desafios impostos pela crise.

O evento busca apresentar informações e levantar reflexões que contribuam para a elaboração de políticas públicas e ao desenvolvimento de planos para a melhoria da sociedade. Desta forma, é destinado à população em geral e, principalmente, aos gestores públicos municipais. O público poderá, depois das apresentações, encaminhar perguntas aos palestrantes. Inscrições – bit.ly/2RRtZ1y

Cartaz de divulgação

Read Previous

Formulário facilita atestado de comorbidade para vacina contra Covid-19

Read Next

Procon-SP promete notificar companhias aéreas que atuam em Viracopos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *