Jornal de Campinas

Movidos pelo Coração promove atividades gratuitas em Campinas

Exames gratuitos, manobras de ressuscitação, orientações médicas e apresentações e oficinas culturais. As ações serão na Praça Arautos da Paz, no sábado, 9 de novembro

  O Movidos pelo Coração, maior movimento nacional de combate às doenças cardiovasculares, chega a Campinas com orientações médicas, exames e ações culturais, no sábado, 9 de novembro, a partir das 9h, na Praça Arautos da Paz. A participação é gratuita. mediante a retirada de senha no local.

O Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – irá registrar até o final do ano cerca de 400 mil mortes por doenças cardiovasculares no país. Os dados, publicados no www.cardiometro.com.br, são atualizados com base em um programa de previsão estatística com a metodologia desenvolvida pela entidade. Para a cidade de Campinas, a estimativa da SBC é de cerca 2 mil mortes até o final do ano por doenças cardiovasculares e na região metropolitana cerca de 6,4 mil óbitos.

As doenças do coração matam duas vezes mais que todos os tipos de câncer, 2,5 vezes mais que os acidentes e mortes decorrentes da violência e 6 vezes mais que as infecções, incluídas as mortes por Aids.

    A iniciativa do movimento promove, por meio da arte, informações sobre os fatores de risco para o coração, como hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, sedentarismo, entre outros. As ações envolvem treinamento em emergências cardiovasculares, para salvar uma pessoa com parada cardíaca, aula de fitness, medição glicemia, colesterol, circunferência abdominal e aferição de pressão arterial, além de atividades culturais, com apresentações teatrais, trio de jazz e apresentação de orquestra, todos com a temática da prevenção.

      O Movidos pelo Coração é apresentado pelo Ministério da Cidadania e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO:

SERVIÇO:

Data: 9 de novembro

Local: Praça Arautos da Paz

Endereço: Vila Nogueira, Campinas/SP

Horário: 9h às 15h

Programação:

PALCO

Das 9h00 às 9h30: DJ e mestre de cerimônias convidando a população para as atividades (a partir das 9h30)

Das 9h30 às 10h00: Curso TECA-L – Treinamento de Emergências Cardiovasculares Das 10h00 às 10h30: Taiko Japonês

Das 10h30 às 11h: Aula de Zumba

Das 11h00 às 11h30: Abertura (SBC e Sanofi) e Curso TECA-L

Das 11h30 às 12h30: Orquestra Projeto Alelo

Das 12h30 às 13h30: Teatro

Das 13h30 às 14h00: Aula Academia Blue Fit Zumba ou Yoga

Das 14h às 15h: Banda Jazz

EXAMES (com início às 9h30 – capacidade de realização: 500 exames com distribuição de senhas)

  • Teste de Colesterol (fracionado)
  • Teste de Glicemia
  • Circunferência abdominal
  • Aferição de pressão arterial

Read Previous

Simpósio de Alimentos acontece no Expo D.Pedro

Read Next

Parque das Bandeiras tem Natal da Galinha Pintadinha

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *