Orçamento Cidadão 2022-2023

Campinas Chapadão

Participação da comunidade é muito importante

Assembleias do Orçamento Cidadão começam em 14 de outubro


As assembleias regionais e temáticas do Orçamento Cidadão (OC), e que também vão eleger os representantes do Conselho para o biênio 2022 – 2023, começarão em 14 de outubro e irão até o dia 11 de dezembro. O prefeito em exercício, Wanderley de Almeida, ressaltou a importância das reuniões: “me esforçarei para participar o máximo possível das assembleias. Quero desejar sorte e convidar a população para as reuniões deste que é, sem dúvida, um dos principais instrumentos de participação da população nas decisões da cidade”, disse.

O cronograma inclui 26 assembleias, sendo 19 regionais e sete temáticas. Estas abordarão educação, saúde, segurança, esportes, cultura entre outros temas importantes para a população. “As assembleias serão divididas por região e vão eleger os representantes e também elencar as principais demandas de cada localidade para figurar no Orçamento do município”, reforçou Almeida.

Reunião inicial

A primeira reunião, no dia 14 de outubro, terá início às 19h na Escola Municipal Raul Pila, no Jardim Flamboyant. “Vamos debater com a comunidade quais são as prioridades de investimento na cidade e a ampla participação popular é fundamental. As reuniões são abertas à população”, afirmou o diretor do Orçamento Cidadão, Arlindo Dutra.


Segundo Arlindo, as demandas apontadas pela comunidade nas reuniões são encaminhadas para as secretarias responsáveis e, caso sejam viáveis, passam a fazer parte do orçamento da Prefeitura.

A convocação e o calendário das reuniões, com locais e horários, foram publicados no Diário Oficial do Município em 20 de setembro. O calendário completo, por bairros e por temas, pode ser consultado a partir da primeira página: https://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/105352400.pdf.

Saiba mais


O Orçamento Cidadão foi criado por lei municipal em 15 de junho de 2016. Está vinculado ao Gabinete do Prefeito.


Participam do colegiado 112 conselheiros, entre titulares e suplentes. Esses integrantes, representantes da sociedade, são eleitos segundo a divisão entre 13 administrações regionais e seis distritos.


Também existe a representação por temas, critério que elege 18 conselheiros, e ainda há os 16 coordenadores de conselhos. Todo o trabalho é voluntário, sem remuneração.

O Conselho do Orçamento Cidadão realiza reuniões ordinárias. São encontros mensais, que estavam suspensos por conta da pandemia e serão retomados em 2022, a partir da eleição do novo conselho.

Veja notícias da comunidade do JORNAL DO CASTELO

Read Previous

Cai ocupação de leitos de UTI-Covid em Campinas

Read Next

Prefeitura entrega projeto da Lei Orçamentária

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *