Jornal de Campinas

ONG Hospitalhaços leva Palhacinfônicos para alegrar Dia da Criança na Rede Mário Gatti

   Os Palhacinfônicos, banda de palhaços da ONG Hospitalhaços, foi uma das atrações da programação do Dia das Crianças da Rede Mário Gatti, em Campinas, SP. Convidada pela primeira vez para participar do evento, a banda realizou performances interativas musicais com as crianças. As apresentações ocorreram nesta terça e quarta-feira, dias 9 e 10 de outubro, na pediatria do Hospital Ouro Verde e no Hospital Mário Gatti, respectivamente.

   Durante três horas, os palhaços Lucigrama, Picolé, Esparadrapo e Soneto divertiram os pacientes da pediatria, pronto socorro infantil e ambulatório. Ao lado das crianças, pais e funcionários apreciaram truques de mágica, ouviram piadas, poemas e fizeram coro para músicas conhecidas.

   A coordenadora de Humanização da Rede Mário Gatti, Lucimeire Graziela Martini, explica que o objetivo é atenuar o momento difícil pelo qual as famílias estão passando e levar alegria para o ambiente hospitalar, fazendo da criança o protagonista da atividade. “Nós sabemos que tanto crianças como adultos sentem a tensão do ambiente hospitalar. A criança vai levar injeção, passar por procedimentos que não deseja, então quando o palhaço chega, ele vem trazendo a alegria. A gente tira um sorriso, transforma esse momento de estresse em espaço para a descontração”, testemunha.

   Lucila Fernanda Pereira de Barros, mãe da Nataly Cristina, de dez anos, que está internada há sete dias, gostou da visita dos palhaços e comentou que a ação dos Palhacinfônicos é boa e traz distração para as crianças. “Anima, é um ambiente cansativo e cansa mais o psicológico, então eles mexem com o psicológico com o sorriso, resolve para as crianças e para o adulto também”, diz.

  Antonio Carlos Gomes encarna o palhaço Picolé há 17 anos e avaliou a performance como bastante positiva. “Eu achei ótima, já fiz diversas ações deste tipo e para mim todas são ótimas. Quando o grupo se propõe a levar o lúdico para dentro do hospital, e brinca com muita alegria transformando a dor, só posso achar que vale a pena”, afirma.

   A ONG Hospitalhaços visita a Rede Mário Gatti quinzenalmente. No Hospital Ouro Verde, as visitas são às quintas e sábados, e no Mário Gatti, às sextas e sábados.

Read Previous

Praça Rui Barbosa recebe apresentação de kung fu no sábado, 13

Read Next

Projeto “Viagem de Formadores de Opinião às Escolas de Formação Militar”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *