Jornal de Campinas

Outono pede cuidados com a alimentação e fortalecimento imunológico

Geleia de maça_Divvulgação

Alimentos ricos em vitaminas e sais minerais e a regulação dos picos de insulina são recomendados por nutricionista para cardápio de outono. Ela indica ainda a ingestão de vinagre de maçã como tempero de saladas e shots antes das refeições

 

Apesar do conforto climático, uma das características do outono é o declínio na umidade relativa do ar, o que favorece a ocorrência de doenças respiratórias, gripes e alergias. Para que o organismo não sofra com as mudanças da estação, a nutricionista Laiz Saragiotto recomenda a manutenção de uma dieta saudável, associada a alimentos ricos em vitaminas A e C, ferro e zinco para o fortalecimento do sistema imunológico. “Também devemos estar atentos ao fato de que no outono temos uma dificuldade aumentada em perder peso. Neste ponto, alguns alimentos, como o vinagre de maçã, podem auxiliar no emagrecimento”, afirma.

 

No outono, especialmente em dias e noites mais frias, o brasileiro tende a consumir mais gordura e alimentos com alto índice calórico. A vontade de ingerir pratos mais pesados diante de temperaturas mais amenas se explica. No frio, o corpo requer um aporte calórico para se manter aquecido. Mas esta adaptação metabólica, em muitos casos, especialmente quando combinada com sedentarismo, se converte em quilos adicionais na balança.

 

A tendência à ingestão de massas, doces e outros carboidratos refinados nas estações mais frias do ano faz com que a glicose entre rapidamente na corrente sanguínea. A nutricionista explica que para equilibrar os níveis de açúcar desses alimentos, o pâncreas produz insulina e a circulação deste hormônio reduz a taxa de glicose no sangue. “No entanto, quando esses picos de insulina ocorrem com frequência, as células deixam de responder com eficácia e o organismo desenvolve o que chamamos de resistência à insulina”, destaca Laiz. Os alimentos que favorecem os picos de insulina dificultam o controle do apetite e contribuem para aumentar o ganho de peso e o acúmulo de gordura.

 

Na nova estação, uma das indicações de Laiz Saragiotto é por saladas que combinem frutos e folhas. “Podemos abusar do consumo de abacate, caqui e goiaba para ajudar no aporte de fibras, de vitaminas do complexo B, vitamina A, ácido fólico, magnésio, zinco e potássio”, recomenda. Entre as folhas verdes-escuras, a nutricionista destaca a rúcula. “É um alimento muito importante no outono por fornecer aporte de vitaminas A e C.”

 

O tempero ideal para as saladas, segundo a especialista, é o vinagre de maçã. “Este alimento ajuda a controlar a carga glicêmica dos alimentos, diminuindo a produção de insulina”, diz.

 

A ingestão diária de shots de vinagre de maçã diluído em água antes das refeições também é recomendada por Laiz. Segundo ela, este hábito contribui para melhorar a imunidade, especialmente no outono e inverno, e ajudar a controlar a liberação de glicose no sangue.

 

Especialista em vinagres e sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil, Rodrigo Margoni chama a atenção para a importância de escolher um produto de qualidade que respeite os cuidados no processo de fabricação.

 

“O Vinagre de Maçã Almaromi que produzimos é 100% natural e não passa por processos de microfiltragem ou pasteurização. Seja no outono ou em qualquer outra estação do ano, este é um fator a ser considerado na escolha do consumidor que preza por uma alimentação mais saudável”, afirma Margoni.

Com uma receita doce e outra salgada, Laiz Saragiotto ensina o preparo fácil de dois pratos que incluem vinagre de maçã.

 

 

RECEITAS

GELATINA DE VINAGRE DE MAÇÃ

 

Ingredientes

– 1/2 xícara (chá) de água

– 1 xícara e meia (chá) de suco de maçã

– 5 colheres (sopa) de gelatina incolor em pó sem açúcar e incolor

– 1/2 xícara (chá) de Vinagre de Maçã Almaromi

 

Modo de preparo

– Misture a água, o suco e o vinagre de maçã em uma panela grande.

– Adicione a gelatina e misture bem.

– Deixe a mistura repousar por dois minutos.

– Leve a panela em fogo médio-baixo.

– Use uma colher de pau para mexer.

– A gelatina deve ser completamente dissolvida.

– Em seguida, a mistura deve ser colocada em formas de cubo de gelo e deixada na geladeira por uma hora.

 

MOLHO ORIENTAL

Ingredientes

 

– 1 cenoura descascada e picada

– 2 colheres (sopa) de Vinagre de Maçã Almaromi

– 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

– 1/2 colher (sopa) de óleo de gergelim

– 1 colher (sopa) de mostarda

– 1 colher (sopa) de molho de shoyo de coco

– 1 colher (sopa) de gengibre ralado sem casca

– 2 colheres (sopa) de cebola picada

 

Modo de preparo

 

– Misture todos os ingredientes em uma tigela. Não há necessidade de bater no liquidificador.

Read Previous

ADCE inicia série de palestras 2025 com empresários de sucesso

Read Next

MASP inaugura seu novo edifício Pietro Maria Bardi com arte africana