Parque D. Pedro Shopping/Divulgação
Empreendimento também reduziu consumo de água e de energia
Desde a sua construção, o Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP), tem uma preocupação constante com a sustentabilidade. Ao longo de seus 21 anos de história, o empreendimento acumula iniciativas exemplares, alcançando resultados expressivos, como a reciclagem de 100% do lixo gerado, atingindo a marca do Aterro Zero no último ano. “Este é um resultado fantástico, que só conseguimos alcançar com o apoio de todos: equipe de operações e, especialmente, os lojistas, nossos parceiros, e seus colaboradores”, afirma Marcelo Zaffalon, superintendente do empreendimento.
Para atingir a totalidade de reaproveitamento dos dejetos, o Parque D. Pedro Shopping firmou parcerias com empresas licenciadas para segregação e direcionamento desses materiais. “Nós já trabalhávamos com a coleta seletiva, mas somente com essas parcerias conseguimos dar o destino adequado para cerca de 15% dos rejeitos que antes eram enviados ao aterro sanitário”, explica Marcelo Zaffalon.
Com isso, além de cumprir a legislação, o shopping gera empregos indiretos nas indústrias e cooperativas e reduz as emissões de carbono na atmosfera. “Desde novembro do ano passado, os rejeitos são direcionados à uma empresa que faz uma nova segregação, e os materiais que não são aproveitados para reciclagem são direcionados para coprocessamento”, explica Zaffalon. O coprocessamento transforma os materiais considerados não reutilizáveis em combustível derivado de resíduos, utilizado para substituir combustíveis fósseis, principalmente na fabricação de cimento. Essa é uma forma ambientalmente adequada de aproveitar a energia gerada pela queima desses materiais.
Reuso de água
Para além da reciclagem, o Parque D. Pedro Shopping também tem trabalhado para o consumo consciente de água e energia. Desde sua inauguração, o reuso de água é adotado e, atualmente, 100% da água descartada é tratada em uma estação própria, que tem capacidade de tratamento mensal de 22,5 milhões, equivalente a uma população de 2,5 mil habitantes.
Dessa água tratada, 90% são utilizadas para uso não potável, como irrigação, limpeza de piso externo, bacias sanitárias e torres de resfriamento, utilizadas para refrigeração da água e climatização do empreendimento. “A água tratada para reuso é primordial para as torres de resfriamento, que geram o ar condicionado que atende todo o shopping”, complementa Zaffalon. Por sua iniciativa, o Parque D. Pedro ganhou, em 2022, o Prêmio Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) de sustentabilidade em políticas de reuso de água.
A eficiência energética também recebe atenção contínua do Parque D. Pedro Shopping. Em 2022, o empreendimento conseguiu manter o consumo de 2021, quando o shopping passou por um período fechado, em razão da pandemia de Covid-19. Essa conquista é resultado de atualização de equipamentos, manutenção preventiva e orientação para consumo consciente, além do aproveitamento da iluminação natural.