Jornal de Campinas

Por coronavírus, DERSA limita número de passageiros e cliclistas em travessias de lanchas



Medida visa impedir aglomerações e reduzir a chance de disseminação da nova doença

A DERSA restringe o número de pedestres e ciclistas transportados nos catamarãs em razão da atual pandemia do coronavírus. A medida está em consonância com as ações anunciadas pelo Governo de SP para reduzir a disseminação da nova doença.

No litoral norte, o sistema de São Sebastião/Ilhabela é atendido pelas lanchas LS 02 (capacidade de 370 pessoas) e a LS 05 (capacidade de 450 pessoas). Com a nova determinação, só será permitido o embarque de 50 pessoas na LS 02 e 70 na LS 05. Em caso de necessidade, os pedestres também poderão contar com as balsas de veículos.

Já na travessia Santos/Vicente de Carvalho a estratégia prevê o uso de quatro lanchas no horário de pico. Com a capacidade máxima garantida é possível aumentar a frequência de viagem e diminuir o número de pessoas nas embarcações. Fora do horário de pico, serão disponibilizadas três embarcações.

A lancha Paicará (capacidade de 728 pessoas), a Itapema (capacidade de 185 pessoas), LS 03 e LS 04 (ambas com capacidade de 370 pessoas) também terão seu embarque limitado. A Paicará irá transportar 220 usuários e a Itapema passará a permitir 80 pessoas. As duas LS passam a permitir 160 usuários cada.

Em Santos e Guarujá, a travessia de ciclistas nas balsas será limitada a 150 usuários por viagem. As travessias contarão com o apoio da Polícia Militar. O objetivo é diminuir a propagação do vírus e atende às diretrizes do Governo de São Paulo, que criou um Centro de Contingência.

A DERSA também reforçou a limpeza e a higienização das lanchas, que estão sendo feitas a cada viagem. Também foi disponibilizado material visual contendo informações sobre as medidas de prevenção.

A principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas. Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%.

Read Previous

ACIU divulga orientações para prevenir a proliferação do COVID-19

Read Next

Sanasa adota esquema especial de atendimento

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *