Por que é tão difícil perder peso conforme envelhecemos ?

Médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo explica como driblar a desaceleração do metabolismo 


Você já percebeu que perder peso não é tão fácil como quando era bem jovem? Ou que não pode comer o que quer, pois os quilos a mais logo aparecem? O médico nutrológo Alexander Gomes de Azevedo explica que é mais difícil emagrecer conforme envelhecermos porque o nosso metabolismo basal (o que o corpo gastade energia para manter suas funções) começa a cair.
“Isto acontece já a partir dos 25 a 30 anos de idade, período em que ocorre uma queda gradual na produção dos nossos hormônios tiroidianos e sexuais (masculino ou feminino), além do hormônio do hormônio do crescimento, entre outros. Só essa queda hormonal já pode diminuir nosso metabolismo, que piora ainda mais quandoestá associada ao sedentarismo e a má alimentação, o que aumenta o depósito de gordura corporal, e acelera a chamada “sarcopenia”, que é a perda muscular progressiva relacionada a idade, e nós sabemos que o músculo também é um grande “gastador” de energia, elucida o médico. 
Segundo Azevedo, estes fatores associados, não só dificultam o emagrecimento como facilitam a instalação de doenças crônicas não transmissíveis, como é o caso da obesidade, diabetes tipo II, hipertensão arterial, e até alguns tipos de câncer.
Algumas vezes, o metabolismo já começa a desacelerar bem antes: 
“Pode começar a diminuir aos 18 anos. Isso vai depender dos hábitos alimentares e de vida, pontua”

Para aumentar o metabolismo e mantermos o peso desejado, é necessário fazer alguns ajustes. 
Reduzir a quantidade de alimentos ingeridos e melhorar a qualidade deles, além de fazer exercícios para evitar a perda de massa muscular. Recomendo os exercícios de resistência associado a eletroestimulação muscular passiva com aparelhos específicos, acompanhado sempre de profissionais capacitados a realizar esse tipo de “treinamento”.
O nutrólogo também fala sobre os alimentos que podem acelerar o metabolismo. 
São aqueles que contém mais fibras, como alimentos integrais, frutas e verduras, além de proteínas de origem animal. Bebidas como café e chás que podem estimular o metabolismo devem se consumidos com moderação, uma ou duas xícaras ao dia. Outra boa opção é escolher os alimentos de acordo com o seu grupo sanguíneo, esclarece o profissional de saúde que conclui: 
“Além de uma boa alimentação e exercícios regulares, o equilíbrio hormonal é fundamental para melhorar ou manter a sua saúde com o passar dos anos. Faça boas
escolhas, para viver mais e melhor”. 

Artigo: Sobre Alexander Luiz Gomes de Azevedo – Escritor e pesquisador, o Dr. Alexander é Médico Nutrólogo, Pós-Graduado em Saúde de Família pela USP, Doutor em Ciências Biomédicas, com Pós-Doutorado em Investigação e Docência Universitária. Além disso, é Presidente do Instituto de Assitência das Américas (IAA), uma Organização Social sem fins econômicos, que tem projetos sociais na área de saúde para crianças e idosos, com foco nas populações menos favorecidas.

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