Jornal de Campinas

Prefeito vistoria instalação de piso ecológico na Lagoa do Taquaral

Prefeito confere andamento das obras (Fernanda Sunega)

O prefeito Dário Saadi foi conferir a obra de instalação do piso ecológico, intertravado, na pista interna da Lagoa do Taquaral, na manhã desta terça-feira, 31 de maio. O serviço está sendo executado pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos, próximo aos pedalinhos.  

A pista de terra receberá 2,3 mil metros lineares de pavimento ecológico, com largura média de 5 metros, e área total de 12 mil metros quadrados. O trabalho começou há cerca de 20 dias e a expectativa é prosseguir até o fim do segundo semestre.  

“Estamos fazendo o calçamento, com piso intertravado, para melhoria da qualidade da pista e, principalmente, para evitar o assoreamento, que é a entrada de terra e areia, na lagoa.”, disse o prefeito Dário.   O objetivo de calçar a pista é evitar um novo assoreamento da lagoa, o que prejudica a vida aquática, e garantir mais mobilidade e acessibilidade aos frequentadores, especialmente a quem usa cadeira de rodas, carrinhos de bebê, entre outros. O custo estimado é de R$ 1, 2 milhão.  

O pavimento ecológico evita que o saibro (material argiloso, com areia grossa e pedaços de pedra), da pista de terra, seja levado pela água da chuva para dentro da lagoa e cause o assoreamento.  

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, acompanhou o prefeito na vistoria e, além dos motivos para a pavimentação da pista, destacou a importância de utilizar o piso ecológico, intertravado. “Esta obra de calçamento tem caráter ecológico. O piso intertravado não impermeabiliza o solo, permite que a água da chuva penetre e continue a alimentar as nascentes da lagoa”, explicou o secretário.  

A lagoa do parque passou por desassoreamento em 2016, quando foram retirados 63 mil metros cúbicos de sedimentos e transportados em 6 mil caminhões ao aterro Delta A. Em 2017, um trecho de cerca de 500 metros, dos pedalinhos até a Caravela, recebeu o piso ecológico intertravado. Essa área foi executada primeiramente porque é a mais inclinada e ocorria o assoreamento da lagoa com mais facilidade.

Read Previous

Emdec testará faixa de pedestres em ‘X’ para travessia em diagonal

Read Next

Galleria Shopping faz primeira festa junina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *