Jornal de Campinas

Prefeitura de Campinas inicia distribuição de mais de 482 mil carnês de IPTU

A Prefeitura de Campinas iniciou na última semana a distribuição de mais de 482 mil carnês de IPTU, que totalizam R$ 1,393 bilhão. São 439.970 cobranças para os imóveis residenciais e terrenos e 42,2 mil de não residenciais (comércio, indústria e serviços).

O pagamento pode ser feito em cota única, com desconto de 3% ou em até 11 vezes, com parcelas fixas já calculadas e impressas no carnê.

Para estabelecimentos comerciais, não residenciais, o vencimento é dia 22 de janeiro; já os residenciais vencem em 8 de fevereiro.  Os recolhimentos podem ser efetuados, conforme a instituição bancária, no autoatendimento, na internet ou diretamente no caixa do banco. Os valores das guias estão em reais e já no valor respectivo a recolher.

Os contribuintes já podem acessar a segunda via do carnê no site da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br), na página da Secretaria de Finanças, no link atualização de boletos.

Descontos


 Para quem optar pelo pagamento à vista, o desconto da cota única é de 3%. Além disso, quem pagou rigorosamente em dia o imposto de 2020 tem direito a 2% de desconto pela adimplência, que já vem lançado no carnê, mas somente para o pagamento da cota única, totalizando um desconto de 5%. O contribuinte ainda poderá pagar o imposto parcelado em até 11 vezes.
 Há ainda mais um desconto, de 1%, limitado a R$ 100,00, para quem optou por receber as guias de pagamento do imposto e taxa imobiliária por meio digital.
 A Secretaria de Finanças ressalta que o desconto para a cota única só vale até o dia do vencimento, ou seja, 22 de janeiro para os não residenciais e 8 de fevereiro para os residenciais.  Os pedidos de revisão podem ser feitos até 18 de fevereiro.
 
 Porta Aberta

A contracapa do carnê traz informações sobre os serviços disponibilizados ao contribuinte via Portal de Atendimento na internet, agilizando e facilitando o acesso aos serviços públicos. Para atendimento presencial, feito no Porta Aberta e nas unidades do Agiliza Campinas, é preciso fazer agendamento prévio pelo Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/)

É importante lembrar que após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, o contribuinte que optar pelo parcelamento não terá mais a possibilidade do pagamento da cota única, restando as parcelas. Multa e juros incidirão no caso de pagamento em atraso. e haverá a necessidade de gerar novas guia, que poderão ser obtidas no link http://www.campinas.sp.gov.br/governo/financas/servicos-online.php

Informações
 Informações podem ser obtidas também no SAC – 3755-6000 e na internet, que inclui opções de impressão de formulários, de 2ª vias do carnê e de certidões, além da legislação que trata do IPTU, da Taxa de Lixo e de Sinistro (link – http://www.campinas.sp.gov.br/, acessar os itens de SERVIÇOS ONLINE – Tributos).


 

Read Previous

Acesso à Avenida General Carneiro pela João Jorge será interditado dia 14

Read Next

Ministro Braga Netto afirma que imunização começará assim que Anvisa aprovar vacinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *