Em que momento desenvolvemos esta nova habilidade de conseguir se fazer ausente na presença? Se lembra exatamente do momento especial de seu filho, em que você filmava para poder postar? Qual a roupa que você usava, as cores, sons e aromas do momento? O que você estava sentindo? É uma pena isso não fica gravado no vídeo que você compartilhou….
Smartphone atualmente é um item indispensável atualmente, não há dúvidas.
Queremos ganhar tempo! (Ah, o tempo! Substitua “tempo” por “vida”. É possível que isso provoque mudanças em você). Não há mal em aproveitar o tempo livre e ao simples toque de seu dedo se conectar. O problema é quando aproveita pra ver se “aquele” e-mail chegou, no momento que não pode cuidar do assunto. Atitude ansiosa e improdutiva! Outro sentimento comum associado ao acesso demasiado as redes é “vazio”. Inquietude por há muito não checar mensagens, ou quando o post teve poucos “gostei”. Você deveria sentir isso? O que acontece se desconectar? Ninguém mais suporta ficar sozinho. E sabe porquê? No silencio temos a oportunidade de nos auto conhecermos. Será que vai gostar de você? Vou te contar um segredo: comparamos o nosso bastidor com o palco do outro. É claro que a maioria de nós vai mostrar externamente o que tem de melhor – alguns exageram. E a auto crítica fala alto demais e gera angústia, ansiedade, vazio…. Quanto mais buscamos satisfazer regras e comportamentos externos ao nosso coração, mais nos afastamos de nossa essência, e menos sabemos quem somos. Menos presente nos fazemos conosco.
Teste agora: Procure se lembrar de um momento muito intenso e marcante da sua vida. Reviva esta cena, e responda: Nesta lembrança, aonde estavam seus pensamentos, sua atenção, seu foco? Aposto e ganho que você estava em pleno estado de presença na cena relembrada, certo? Quando vivemos no AQUI e AGORA as nossas experiências são muito mais intensas. Nossa atitude interna com as pessoas que convivemos se modifica. Percebemos melhor o que se passa ao nosso redor e nos importamos mais com o nosso semelhante. Isso, sem dúvida, gera empatia e relacionamentos mais saudáveis e duradouros.
Smatphone ajudam demais, e tiram o foco. Estado de presença para realizar as tarefas mais simples é algo que traz tranquilidade e, ao contrário do que muita gente pensa, ganho de tempo.