Jornal de Campinas

Região de Campinas tem previsão de chuva e ventania nesta quinta (24) e sexta-feira (25)

Previsão de chuva e ventos fortes/Foto: Arquivo PMC

Aviso de risco meteorológico da Defesa Civil aponta que, além de pancadas de chuva, podem ocorrer fortes rajadas de vento de até 85 km/h

 

A Defesa Civil do Estado informou que a região de Campinas poderá ter pancadas de chuva com rajadas de vento fortes e intensas entre esta quinta-feira, 24 de outubro, e sexta-feira, dia 25. Um sistema meteorológico no Sul do Brasil vai influenciar o Estado de São Paulo e trazer condições para a mudança no tempo.

A previsão é de fortes rajadas de vento, na casa dos 85 km/h. As equipes da Prefeitura de Campinas estão de prontidão para atuar em caso de ocorrências relacionadas ao tempo.

Dicas da Defesa Civil 

A Defesa Civil destacou a importância de que os moradores se protejam e em caso de emergência entrem em contato com o telefone 193 do Corpo de Bombeiros.

As recomendações são para que a população não enfrente áreas alagadas, evite sair de casa durante temporais. Também orienta-se a fechar portas, janelas e persianas para evitar danos pelo vento. Outra dica é desligar eletrodomésticos da tomada durante o temporal para evitar danos por picos de energia. Em caso de chuva forte, recomenda-se também evitar estacionar o carro embaixo de árvores por conta do risco de raios ou queda devido aos ventos intensos.

Quem precisar de vistoria em imóveis afetados pelas chuvas, pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

O 199 da Defesa Civil de Campinas também está disponível para registrar chamados sobre alagamentos, inundações e quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis. 

Quando há queda de árvores, a Defesa Civil aciona a equipe do Departamento de Parques e Jardins, que envia as equipes de poda e extração ao local da ocorrência. Em casos de quedas em vias públicas ou imóveis, a prioridade é desobstruir as passagens para veículos e pedestres. As equipes iniciam o corte por galhos e tronco que estejam bloqueando ruas e calçadas, para liberar os caminhos. Quando envolve a fiação elétrica, a CPFL também é acionada para trabalhar em conjunto. Para solicitações de podas e extrações de árvores, o contato é pelo telefone 156.

 

Alertas

É importante ainda que os moradores se cadastrem para receber alertas de risco de tempestade ou chuva forte iminente e recomendações de segurança. O serviço é gratuito e para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199, colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.

Read Previous

Campinas prorroga para 31 de outubro inscrições para Pontos e Pontões de Cultura

Read Next

Ato cívico abre comemorações de 33 anos de Holambra