Jornal de Campinas

Saúde divulga novo alerta de áreas com risco de transmissão de dengue

A Secretaria de Saúde divulgou, nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, um novo alerta da dengue em Campinas. O documento informa as áreas que estão com alto risco de transmissão da doença.

São sete bairros localizados nas regiões Norte (Jardim do Vovô, Jardim Interlagos e Village), Noroeste (Jardim Campos Elíseos e Jardim Florence 2), e Leste (Centro e Vila Costa e Silva).

O objetivo do alerta é estimular a população para verificação dos potenciais criadouros em casa.

A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa. O trabalho realizado pela Prefeitura é ininterrupto.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Casos

Neste ano, a cidade conta com 61 casos de dengue (dados de 1º de janeiro a 6 de fevereiro).

Comitê

Em 2015, a Prefeitura de Campinas criou o Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, que reúne 14 secretarias: Secretarias Municipais de Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Também participam a Defesa Civil, o Serviço 156, a Rede Mário Gatti e a Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, a partir disso, são desencadeadas as ações intersetoriais.

Mais informações

O hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br traz mais informações e mostra como colaborar no combate ao Aedes aegypti.

Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa. (Arquivo PMC)
Restaurante

Read Previous

Nem Sangue Nem Areia desfila na Vila Industrial dia 12 de fevereiro

Read Next

Prefeitura troca piso de 42 quadras poliesportivas de escolas e praças

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *