Jornal de Campinas

SBM lança a campanha ‘Juntos somos mais fortes #cancerdemamatemcura’

Logo da campanha ‘Juntos somos mais fortes #cancerdemamatemcura/Divulgação

Até o final de 2023, mais 73.610 novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A estimativa em si é alarmante e, em várias medidas, reflete a desigualdade no acesso aos serviços de saúde e a falta de informação que impactam diretamente o diagnóstico e o sucesso no tratamento da doença no País. Esta realidade nacional, agravada pela falta de rastreamento mamográfico durante a pandemia de Covid-19, mobiliza a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) pela campanha Juntos somos mais fortes #cancerdemamatemcura.

“A campanha tem como foco o Outubro Rosa e demonstra seu caráter abrangente e inclusivo, com a preocupação de envolver profissionais de saúde, esferas governamentais, empresas e principalmente as famílias brasileiras sobre a necessidade de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama”, afirma o mastologista Tufi Hassan, presidente da SBM.

De acordo com a União Internacional para Controle do Câncer (UICC), 70% das mortes que têm a doença como causa ocorrem em países de baixa e média rendas. Condição agravante, a pandemia de Covid-19 resultou em queda significativa no rastreamento mamográfico, especialmente no Brasil.

Com o lançamento da campanha Juntos somos mais fortes #cancerdemamatemcura, a SBM, segundo Tufi Hassan, reforça a mensagem de que a doença tem cura. “E indica que podemos alcançá-la por meio de avanços médicos, detecção precoce da doença e tratamentos eficazes”, completa.

Também com foco na prevenção primária, a campanha pretende conscientizar a população sobre a necessidade de incluir rotinas para a melhoria da qualidade de vida. “Alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, sem dúvida, figuram no topo da lista”, afirma o mastologista.

Se a condição socioeconômica, o nível de instrução, gênero e idade, entre outros fatores, são variáveis que influenciam a conscientização sobre a necessidade de rastreamento a partir de exames periódicos, a campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia pretende unir a sua mensagem de esperança da cura com a força da solidariedade em ações conjuntas que representem um futuro com menos casos de câncer de mama no Brasil. “Fundamental também é ampliarmos, dentro e fora de casa, o apoio às mulheres em sua difícil jornada contra a doença”, finaliza o mastologista Tufi Hassan.

Read Previous

Sesi Campinas tem apresentação gratuita do espetáculo de dança contemporânea

Read Next

Ônibus em Campinas devem permitir pagamento de passagem com cartão de débito ou crédito

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *