Jornal de Campinas

Secovi-SP Campinas promove palestra sobre novas regras para instalação de carregadores veiculares em condomínios

Equipamento de recarga de veículos tem novas regras de uso em condomínios_Divulgação

Instalação de carregadores veiculares

Portaria do Corpo de Bombeiros que propõe novas diretrizes para “Ocupações com pontos de recarga para veículos elétricos” está em fase de consulta pública

 

Para fomentar a discussão sobre a instalação de carregadores veiculares em condomínios, a Regional Secovi-SP em Campinas irá promover na quinta-feira (22), o Ciclo de Palestras “Dia do Administrador de Condomínios”, com destaque para os Desafios da Instalação de Carregadores para Carros Elétricos, regras determinadas pela Portaria CCB-001/800/2024 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

 

O evento, voltado para síndicos, administradoras, incorporadores, imobiliárias, corretores de imóveis e profissionais do mercado imobiliário, ocorre a partir das 8h, no Auditório do Hotel Meliá, que fica na Rua Severo Penteado, 140, Cambuí – Campinas/SP.

 

O painel, coordenado pela diretora regional e de Administração Imobiliária e Condomínios na unidade Secovi-SP em Campinas, Kelma Camargo, terá como palestrantes: Paulo Rewald – diretor de Normalização da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP; Tadeu Rezende – engenheiro civil e membro da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, e Eric Keller Tavares de Camargo – advogado, membro da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP e representante do Secovi-SP em Campinas na Comissão Permanente da Legislação Edilícia (CPLE).

 

Para a diretora regional e de Administração Imobiliária e Condomínios na Regional Secovi-SP em Campinas, Kelma Camargo, o evento será muito importante, não só para Campinas, mas para todo o Estado de São Paulo, que necessita discutir as novas normas para a implantação das tomadas de carregamento de carros elétricos nos condomínios, comércios e residências.

 

“Vamos receber durante o evento, técnicos especializados em carregadores elétricos e também o departamento jurídico para nos orientar e caminhar para novas soluções na legislação. É um assunto muito debatido, porque é uma regra nova e que ainda precisa de estudos e o envolvimento de toda a sociedade para que não tenhamos grandes prejuízos, não só nos empreendimentos já construídos, como também àqueles que estão em projeto de desenvolvimento”, ressalta.

 

Novas regras para instalação de carregadores em condomínios

 

A Portaria nº CCB-001/800/2024, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, propõe diretrizes para “Ocupações com pontos de recarga para veículos elétricos”. O documento, que ainda está em fase de consulta pública, demanda atenção do setor, que busca alinhar procedimentos e garantir a segurança nessas instalações. Reconhecendo a relevância do tema, o Secovi-SP e a Regional Campinas integram grupo de trabalho para avaliar tecnicamente a questão e orientar os envolvidos.

 

No início deste mês, o Secovi-SP e entidades do setor apresentaram conjuntamente suas contribuições ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, em resposta à consulta pública referente à Portaria nº CCB-001/2024 – Minuta do Parecer de Ocupações com Estações de Recarga para Veículos Elétricos. O objetivo é colaborar para uma regulamentação que impacta diretamente as entidades, priorizando a segurança dos usuários das edificações.

 

As entidades acreditam que, com a implementação das medidas sugeridas, será possível promover a integração segura e eficiente de veículos elétricos no ambiente urbano, contribuindo para a sustentabilidade e a segurança dos usuários.

 

Read Previous

Previdência é tema de encontro dia 22 de agosto no Work/Café Campinas

Read Next

Campanha McDia Feliz 2024 ocorre dia 24 de agosto em todas as unidades da marca