Jornal de Campinas

Tecnologias de gestão e inovações são apresentadas em encontro da Cultura realizado em Campinas

Mais de 300 gestores municipais compartilham conhecimentos e experiências durante dois dias de evento que teve a participação do Ministério de Cultura e Governo do Estado de SP

 

Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas apresentou tecnologias de gestão desenvolvidas e utilizadas por sua equipe/Foto: Firmino Piton

Campinas fortaleceu a rede de gestores e trocou conhecimento prático durante a realização do Encontro Paulista de Gestores Municipais da Cultura, nos dias 22 e 23 de julho, no Teatro Municipal Castro Mendes. O evento reuniu mais de 300 municípios ao longo dos dois dias, quando foram realizadas diversas atividades formativas com os temas atuais mais demandados pelos gestores.

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apresentou tecnologias de gestão desenvolvidas e utilizadas em Campinas. O encontro também contou com a participação de representantes do Ministério de Cultura e Governo do Estado de SP, Sebrae, Pontões de Cultura e Pontos de Cultura, representantes da sociedade civil, líderes, servidores, técnicos e dirigentes culturais.

 

Campinas se destacou com seu histórico da gestão com os Pontos de Cultura e conhecimento jurídico e administrativo que se mostrou referência para as cidades parceiras. A cidade foi o berço dos Pontos de Cultura, nos anos 1980, e se tornou modelo para a criação de outros em todo o Brasil.

 

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destacou que a Cultura acontece nos municípios e o encontro com os gestores possibilitou o compartilhamento das dúvidas, processos, tecnologias e experiências. “O maior balanço é o da articulação, as pessoas sentirem que têm uma rede de apoio e podem contar umas com as outras, sendo mais atendidas e ouvidas pelos entes federativos.”

 

“Nesse encontro pudemos compartilhar com outros municípios as tecnologias de gestão aplicadas pela Secretaria de Cultura e Turismo em Campinas. Esse conhecimento é muito útil para as outras cidades parceiras. Mas também pudemos conhecer as dificuldades de outros entes, fortalecer o nosso relacionamento em rede, que permite a gente ter um relacionamento mais produtivo com o Estado e a União para a busca de soluções compartilhadas”, destacou o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi.

 

O Encontro Paulista de Gestores Culturais foi co-realizado pelo Pontão de Cultura Areté, que captou recursos para a produção. Já a organização do evento contou com  parcerias  da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMC), do Consórcio Intermunicipal Culturando, o Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, da Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura, do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, da Fundação Casa de Rui Barbosa, do Pontão de Cultura Jacarandá, além do Sebrae,  Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, com apoio do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, e diversas outras entidades estaduais e municipais. A realização conta também com o suporte da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Read Previous

Assaí Atacadista tem mais de 60 vagas de emprego abertas em Campinas

Read Next

Jornada do Patrimônio chega a 40 municípios em todo o Estado