Jornal de Campinas

Instituto Pavão Cultural recebe exposição fotográfica “Sob Ataque”

 O Instituto Pavão Cultural, de Barão Geraldo, recebe de 18 de março a 1º de maio, a exposição “Sob Ataque”, que retoma a Revolução de 1924 na capital do Estado de São Paulo. A abertura será no dia 18 de março, a partir das 18h. Os horários de visitação, de quarta a sábado, é das 14h às 20h.

A entrada é gratuita.  O público verá uma exposição de fotografia documental contemporânea concebida e realizada pelo Coletivo Garapa em 2019.

O trabalho parte de uma cena da Revolução de 1924 (chamada de Revolução Esquecida) para explorar as tensões que se acumulam na história e na paisagem do Centro de São Paulo.

O conjunto é composto por uma série de nove fotografias coloridas de grandes dimensões, que trazem explosões controladas, criadas e fotografadas in loco pelo Coletivo. 

“Tais imagens dialogam no espaço com um conjunto de 11 fotografias em branco e preto recuperadas em acervos históricos e jornalísticos de relevância nacional, como o Instituto Moreira Salles e a Folhapress, cujos direitos de uso foram devidamente concedidos pelos seus detentores”, segundo os realizadores da mostra. A exposição é realizada com apoio do Proac-SP.

O projeto mapeia, a partir da fotografia do imóvel da Rua Helvétia, 2, bombardeado durante a Revolução, outras explosões e eventos de violência ocorridos naquele espaço desde então.

Para tal, o coletivo, que tem reconhecida produção fotográfica nos campos das artes visuais e do documentarismo, emprega um misto de técnicas e abordagens, utilizando desde a coleta de material imagético histórico até a criação de imagens fotográficas sobre o território em foco.  

A programação da exposição contará com visita guiada pelos curadores no dia 19 de março às 15h. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia. Mais informações: www.garapa.org

ServiçoExposição

Sob Ataque Local: Instituto Pavão Cultural Endereço: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Barão Geraldo, Campinas Abertura: Dia 18/3, a partir das 18h Horário de visitação: De quarta a sábado, das 14h às 20h Período: 18 de março a 1º de maio de 2022

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Read Previous

Conservatório abre inscrição para “Coral dos Meninos Cantores de Campinas”

Read Next

Festa do Peão de Americana confirma a 34ª edição e divulga a grade artística

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *