Jornal de Campinas

Efeito do custo Brasil reduz renda e emprego

José Henrique Toledo Corrêa – diretor do Ciesp-Campinas na abertura do evento

O Custo Brasil sintetiza obstáculos ao desenvolvimento do País, reduzindo renda e emprego. O termo surgiu pela primeira vez em 1995, um ano após o lançamento do Plano Real e há quase três décadas os brasileiros convivem com seus efeitos. Alta burocracia, complexa estrutura tributária, problemas de infraestrutura e insegurança jurídica são alguns dos ingredientes do Custo Brasil.
Para debater esse complexo tema, que reduz a competitividade das empresas, a Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) realizou o workshop ‘Custo Brasil e o Brasil Competitivo’, na manhã dessa sexta – 15 de julho, com advogado Helcio Honda, diretor titular do Departamento Jurídico da Fiesp/Ciesp e o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP), que preside a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo. O evento foi aberto pelo diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa e apresentado pelo vice-diretor da entidade, Valmir Caldana.


O diretor do Departamento Jurídico da Fiesp-Ciesp, Helcio Honda, afirmou que é importante nesse momento a consciência da população, principalmente em época de eleições para a importância do voto consciente e a necessidade do País em ter um marco regulatório e uma reforma tributária. “Precisamos diminuir o Custo Brasil para trazer mais renda, indústrias e investimentos.

O sistema é muito complexo e onera principalmente a indústria, que vem perdendo muito espaço”.
Helcio Honda mencionou ainda que, conforme estimativa do Movimento Brasil Competitivo, (divulgada em julho de 2020), o Custo Brasil consome por ano no País R$1,5 trilhão do setor produtivo, ou seja, 25% do PIB nacional.
Para o deputado federal, Alexis Fonteyne, o Brasil é um dos países menos competitivos do mundo e isso é provocado pelo Custo Brasil, que está presente no dia a dia de todos os brasileiros. “Temos um custo tributário enorme e que provoca menos investimento e geração de empregos e renda. O Brasil precisa se inserir em um círculo virtuoso para a geração de muito mais oportunidade para todos.

Read Previous

Mãe Terra inaugura unidade no Cambuí, em Campinas

Read Next

Campinas entra na rota “Caminho pro interior”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *