Chegou a hora! Alegria é Coisa Séria! No aniversário de 15 anos de sua volta à folia em Campinas, o Nem Sangue Nem Areia realiza seu desfile pelas ruas da Vila Industrial neste domingo, dia 4 de fevereiro. O enredo escolhido, “Bagunçando o Coreto”, contará a história e prestará homenagens aos coretos, espaços que se transformaram, a partir do final do século 19, em sede de festas populares e manifestações públicas.
A concentração do bloco esse ano será na Praça Corrêa de Lemos, em frente ao Teatro Castro Mendes, onde, além do desfile, os foliões poderão se divertir com shows exclusivos das bandas Brasil Trovão, Sacicrioulo, Casa Caiada e da cantora Ana Paula Moretti, que prepararam uma seleção musical repleta de clássicos da música “pra pular” brasileira. Ao final do dia, o DJ Tonetti vai manter o pique da galera com repertório do melhor do samba rock.
Coreto
Antes das apresentações das bandas, por volta das 11h15, está programada ainda o batismo do coreto “Aureluce Santos”, em homenagem à rainha do samba de Campinas, com a presença de autoridades e familiares de Aureluce, que por muitos anos emprestou sua voz para interpretar sambas consagrados da música popular brasileira.
Samba
O samba escolhido para o desfile de 2024 do bloco, “Bagunçando o Coreto”, é de autoria de Paulo Veiga, Bruno Henrique Paraguai e Miró, e será defendido pelos próprios compositores, com a participação especial da Bateria da Escola de Samba Estrela D’Alva.
No local de concentração do desfile haverá a venda de bebidas e comidas especiais em barracas e food trucks parceiros do Nem Sangue Nem Areia. Em 2024, o tradicional bloco fará o 14º desfile desde seu retorno às ruas, em 2009.
História
Entre as décadas de 1940 e 1970, as ruas da Vila Industrial serviram como cenário para uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval campineiro, o bloco Nem Sangue Nem Areia, uma referência ao filme “Nem Sangue nem Areia”, protagonizado pelo comediante mexicano Cantinflas.
A inspiração veio tanto pela influência da produção cinematográfica, quanto pelo fato de a Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos pelas ruas do bairro fosse uma cena comum.
Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue Nem Areia fez seu último desfile em 1976, e retomou suas atividades em 2009, quando voltou a ser uma referência do Carnaval de rua da Vila Industrial e de Campinas.
Programação
Data: 4 de fevereiro (domingo)
Local: Praça Corrêa de Lemos (em frente ao Teatro Castro Mendes)
11h15: Inauguração do batismo do Coreto “Aureluce Santos”
12h – Show da banda Trovão Brasil
13h – Show da Sacicrioulo
14h – Show da Casa Caiada
15h45 – Show de Ana Paula Moretti e banda
17h – Desfile do Trio elétrico com a Bateria da Estrela D’Alva
18h30 – DJ Tonetti