Eleição nova diretoria do Conselho Regional de Turismo/Divulgação
A gestão da nova diretoria será de dois anos, de 08 de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2026
Nesta quarta-feira, 08, prefeitos e representantes dos 10 municípios que integram o Consórcio do Circuito das Frutas, juntamente com os responsáveis pela CRTUR (Conselho Regional de Turismo) e ATRCF (Associação de Turismo Rural), participaram da 1ª reunião de conselho de prefeitos, realizada no Cine Teatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo, em Itupeva, SP.
Durante o encontro, diversas pautas foram discutidas, incluindo a apresentação das assessorias Contábil, Jurídica e de Assessoria de Imprensa, a prestação de contas de 2024, a eleição da nova diretoria do Consórcio e a apresentação de propostas de alteração do estatuto. Todas as pautas discutidas durante a reunião foram aprovadas por unanimidade.
A nova presidência do Consórcio será assumida pela Prefeitura de Itupeva, com a vice-presidência ficando com a Prefeitura de Jundiaí. A Secretaria Executiva será conduzida pela Prefeitura de Itatiba, a Secretaria Financeira pela Prefeitura de Vinhedo, e a nova Secretaria de Comunicação e Marketing ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Louveira. O mandato da nova diretoria será de dois anos, começando em 08 de janeiro de 2025 e terminando em 31 de dezembro de 2026.
Além das deliberações administrativas, também foi apresentado e entregue aos municípios o Passaporte Circuito das Frutas, que reúne informações sobre todos os atrativos de turismo rural das regiões participantes. O passaporte inclui endereços e dados de diversos pontos turísticos, como sítios, fazendas, restaurantes rurais, adegas e vinícolas, alambiques, haras e muitas outras opções para promover o turismo e as experiências rurais na região.
Circuito das Frutas
Formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, o Circuito das Frutas se destaca pelo turismo rural, valorizando as propriedades locais e o histórico de produção de frutas da região.
A área é reconhecida nacionalmente pelos diversos eventos temáticos anualmente realizados, como as Festas da Uva, do Morango, do Caqui, da Goiaba e do Figo, que celebram a produção e homenageiam os produtores rurais.