Jornal de Campinas

Artigo: Como você trata as suas informações e senhas?

*Adalberto Santos

A tecnologia indiscutivelmente é uma excelente ferrramenta no dia a dia para todos nós; hoje utilizamos sites para acessar bancos, e-commerce e aplicativos diversos. Mas na mesma proporção que são criadas algumas ferramentas para facilitar as nossas atividades, os hackers criam outras para nos atacar, e de maneira sutil e rasteira eles roubam de nós o que hoje é muito precioso: nossos dados. Não é por acaso que foi criada a lei LGPD (Lei geral de proteção de dados) .

Dentre tantos dados valiosos, um dos mais importantes e vulneráveis são as nossas senhas de acesso; com elas em mãos os marginais virtuais podem fazer um estrago enorme em nossas vidas. Assim é necessário alguns cuidados que vão dos mais simples aos mais sofisticados. Por exemplo:

1 – Não utilize uma única senha para acessar todos os sites e aplicativos que você usa.

2 – Nunca use como senha datas de aniversários, número de telefones, senhas simplistas como 1234… , número de documentos como RG ou CPF. Os hackers vão começar a garimpar primeiro por aí.

3 – O google por exemplo sugere que você utilize o auto preenchimento ou salvar a senha. Particularmente não sou adepto dessa prática… o excesso de conforto sempre deixa aberturas na segurança.

4 – Procure sempre criar senhas que contenham letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Fica mais difícil de descobrir.

5 – Procure usar uma senha para cada tipo de atividade que você tiver necessidade.

6 – Jamais mantenha sua lista de senhas no próprio computador ou celular. O ideal ainda é o velho e bom caderninho! E mesmo assim, quando for anotá-las, faça de tal forma que ela não esteja na mesma ordem da verdadeira senha. Por exemplo: senha real PaSSarinho23#, anotar no caderninho: #32ohniraSSaP ou  PaSSa#32ohnir, existem sites que podem te ajudar nesse sentido, como é o caso do http://prafaelo.com/aplicativos/escrever-texto-invertido-online/

Muito bem, aí vem a grande e tradicional pergunta: como criar tantas senhas (senhas seguras) para tantos sites e aplicativos que tenho? Uma prática bastante razoável que era aplicada em mensagens codificadas durante muitas guerras é bastante simples e segura :

Crie uma tabela de quantas linhas e colunas que entender necessário (quanto mais colunas e linhas, mais complexo fica.

 1234
AaC2%
B1Hb@
C$s*8
DL#Mg
tabela de símbolos para usar nas senhas

Exemplo: Senha número 1 : B2-D3-D4-A4 = sua senha será HMg%.

Pode dar um pouquinho de trabalho no início, mas pode ter certeza que você terá menos dor de cabeça do que se um dia sua senha for descoberta e decidirem usá-la como quiserem.

Que estejamos sempre atentos com nossas informações! Elas têm um valor inestimável.

* Adalberto Santos é especialista em segurança e diretor superintendente da Sigmacon. É consultor, palestrante, analista em segurança empresarial e criminal. Possui pós-graduação de processos empresariais em qualidade, MBA em administração e diversos títulos internacionais na área de segurança.

Read Previous

Maternidade de Campinas destaca zero óbito de gestantes e bebês por Covid-19

Read Next

Defesa Civil distribui máscaras em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *