Jornal de Campinas

“Café, um dedo de Prosa” tem lançamento em DVD

Lançado em 2017, o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Animação de Campinas, ‘Café, um Dedo de Prosa’ agora está disponível em DVD. O evento de lançamento da versão em DVD será nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas (SP). No local também acontecerá a exibição do filme e uma exposição de 14 desenhos inéditos do diretor, sobre temática do café, mas elaborados antes do filme, feitos em lápis de cor.

Sobre o filme

A animação “Café, um dedo de Prosa” narra de modo leve e bem-humorado a história do café, mostrando sua importância na história do Brasil. Tudo começa a partir do encontro de dois amigos – Vera Holtz e Wandi Doratiotto – em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído, que se mescla a uma trilha sonora original, com canções de Wandi Doratiotto e Danilo Moraes.

Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira. São questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, apresentadas sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.

Maurício Squarisi e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

“Café, um Dedo de Prosa” é o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, que nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também cartunista, Squarisi desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, fundado por Wilson Lazaretti em 1975. Chegando aos 45 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes.

O blog é o http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/ e o canal no Facebook, @ncacampinas.

Os interessados em adquirir o DVD devem entrar em contato pelo e-mail mau@lexxa.com.br. Em Campinas, após o lançamento, ele estará à venda na livraria Iluminações, localizada na Rua José Paulino, 1474, no Centro e na Diálogos Produções Culturais, na Rua Ferreira Penteado 1261 – Sala 7, também no Centro.

Agenda – “Café um Dedo de Prosa”

Animação de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

29/08/2019 – (5ªfeira, às 19h) – Campinas

Lançamento do DVD, exibição do filme e exposição de desenhos de Maurício Squarisi

Local: MIS (Museu da Imagem e do Som) Campinas – Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas – SP

Read Previous

Campinas registra queda nos preços de frutas e hortaliças

Read Next

Ciesp Campinas recebe Paulo Skaf para encontro empresários da região

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *