Jornal de Campinas

Carnaval de rua em Campinas reúne 44 blocos em desfiles

  Em Campinas, 44 blocos sairão às ruas durante este mês de fevereiro. A programação segue até o dia 29 próximo, reunindo comunidades e coletivos que mostrarão o trabalho de um ano inteiro para trazer à população alegria e cultura. 

    Neste próximo sábado, 8 de fevereiro, três blocos fazem a animação: RUA – Unidos pela Música, na Praça Bento Quirino; Bloco Z, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, e o Grêmio Carnavalesco e Cultural Bloco Vô Jajá, no Parque Prado. 

  Na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a região central da cidade ganha a folia do tradicional Cordão do Félix, que se apresenta a Praça Carlos Gomes a partir das 18 horas, em evento aberto.

  No sábado, dia 15, o City Banda, maior bloco da região, arrasta multidão em torno da Praça Arautos da Paz, no Taquaral, com participação especial da sambista Bruna Volpi.

Também no sábado (15) mesmo, no Distrito de Sousas, o tradicional Unidos do Candinho mostra sua evolução.

No domingo, dia 16 de fevereiro, dez blocos comandam a folia em diversos bairros da cidade. Dentre eles tem o tradicional desfile do Nem Sangue Nem Areia, com programação a partir das 14 horas. A concentração ocorre na Rua Francisco Teodoro, atrás da Estação Cultura, na Vila Industrial.

  Já a partir da sexta-feira de Carnaval, dia 21, até a terça-feira, dia 25, a cidade ganha, diariamente, outro colorido com confete e serpentina. São vários blocos em diferentes bairros de Campinas.

  E, para quem pensa que a festa acabou, tem mais Carnaval no sábado, 29 de fevereiro, com o bloco do Instituto Cidas, na Vila San Martin.

Estrutura

 A organização dos desfiles de rua é coordenada pela Secretaria de Cultura de Campinas. Para todos os blocos cadastrados oficialmente, a Prefeitura fornece suporte institucional aos desfiles.

  A Guarda Municipal e a Polícia Militar cuidam da segurança pública. O monitoramento do trânsito e fechamento de ruas tem atuação da Emdec. Equipes de Saúde do Samu estão atentas para o atendimento dos casos de emergência. 

  A Setec cuida da fiscalização e regulamentação dos ambulantes e a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo dos pedidos para liberação de horários especiais de funcionamento do comércio nesse período.

  A Secretaria de Serviços Públicos atua com equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). A Secretaria de Cultura também fornece banheiros químicos em todos os trajetos dos desfiles.

Read Previous

1º Festival de Verão traz atrações neste fim de semana na Lagoa do Taquaral

Read Next

Feverestival 2020 inova com ações pedagógicas em sua programação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *