Jornal de Campinas

Coleta seletiva em Campinas foi retomada nesta segunda-feira, 21 de setembro

Coleta seletiva em Campinas foi retomada nesta segunda-feira, 21 de setembro

A coleta seletiva em Campinas foi retomada nesta segunda-feira, 21 de setembro. A população pode voltar a separar o material reciclável, que será coletado e levado às cooperativas de reciclagem. O destaque da volta do serviço foi feito pelo prefeito Jonas Donizette durante transmissão pelas redes sociais na tarde desta segunda-feira, 21 de setembro.

O serviço estava suspenso desde o fim de março, início da pandemia, por orientação da Vigilância Sanitária, para conter a disseminação do coronavírus.

“A Prefeita agora retoma com todos os protocolos. Para retornar às atividades, a Prefeitura e as cooperativas se prepararam para cumprir as medidas sanitárias estabelecidas pela Vigilância. As cooperativas receberam, da Administração, uniformes, incluindo calçados, e EPIs como máscaras, luvas, protetor facial, touca, avental. Também estão recebendo álcool gel e desinfetante”, disse o prefeito, Jonas Donizette.

Os cooperados estão sendo orientados a seguir todas as medidas sanitárias, como distanciamento, ajuste do horário de trabalho para evitar aglomeração, usar os uniformes e equipamentos e fazer higiene.

“Obedecemos ao plano de retomada atendendo às exigências da Secretaria Municipal de Saúde que envolve basicamente três atores: o munícipe, a Prefeitura e as cooperativas. O munícipe volta a fazer a separação do reciclável, na origem, disponibiliza para o sistema municipal de coleta seletiva e esse sistema entrega às cooperativas, que faz a triagem e a valorização desses materiais para comercialização”, explicou o diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Alexandre Gonçalves.

Há 11 cooperativas recebendo os recicláveis, que são coletados em 75% dos bairros da cidade, uma ou duas vezes por semana, nos períodos diurno, a partir de 8h, e noturno, a partir de 16h.

Para saber o dia e o período da coleta no endereço, basta consultar pelo Portal do Cidadão, no cidadao.campinas.sp.gov.br, selecionar “Meio Ambiente”, depois “Coleta de lixo no meu endereço” e colocar o endereço. Também é possível entrar no portal da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br e clicar no banner do Portal do Cidadão e seguir os mesmos passos.

Os 16 ecopontos – que estavam abertos para receber outros tipos de materiais, como móveis, eletrodomésticos e restos de construção (de pequeno e médio porte), por exemplo – também voltaram a receber o material reciclável, que podem ser levados pela população. Endereço dos ecopontos: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/ecopontos/

O prefeito Jonas Donizette disse que Campinas é uma cidade reconhecida pelo trabalho de limpeza urbana, mas já viu pessoas descartando de forma inadequada, até mesmo próximo a ecopontos. “Gosto de uma frase: ‘Uma cidade limpa não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja'”, disse o prefeito, que aproveitou a ocasião para cumprimentar a cidadã Amália Martins Paradizo, citada em uma reportagem por separar e armazenar os recicláveis durante este período, aguardando a retomada da coleta seletiva.

O diretor de Limpeza Urbana ressaltou que o grande pilar da Política Nacional de Resíduos Sólidos é a responsabilidade compartilhada, na qual a gestão adequada dos resíduos deve ser feita por todos.

Read Previous

Secretaria de Saúde divulga novo balanço sobre casos de dengue em Campinas

Read Next

Radionovela homenageia o maestro Carlos Gomes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *