Jornal de Campinas

DOM publica relação das 1187 inscrições contempladas no FICC 2021

Carlos Gomes

Homenagem ao campineiro mais ilustre ícone da nossa Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou nesta segunda-feira, 3 de janeiro, no Diário Oficial do Município, a lista de contemplados pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) 2021 com o Prêmio Cultura Presente. Foram 1.187 inscrições aprovadas, das quais 1066 foram feitas no Módulo I – Inscrições Individuais, e 121 do Módulo II – Inscrições Criativas. A relação está entre as páginas 6 e 11 do DOM:

https://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/121570455.pdf .

O FICC 2021 teve o formato alterado e simplificado para garantir que a informação sobre o edital chegasse a todos os artistas interessados residentes no município. Outra melhoria introduzida este ano foi a possibilidade de que a destinação do dinheiro seja descentralizada e chegue a todas as regiões do município. O novo projeto foi construído pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural.

“O grande desafio foi conseguir levar a informação aos artistas que moram nos locais mais distantes da cidade. Divulgar para todos a oportunidade de se inscreverem. E nós conseguimos”, comemora o diretor de Cultura, Gabriel

Rapassi.

Das 1.187 inscrições aprovadas, ao menos mil pessoas serão contempladas e receberão R$ 1.900. A classificação (desempate) será feita de acordo com a pontuação de cada um, baseada nos critérios propostos no edital.

A entrega dos recursos vai beneficiar as pessoas que vivem da Cultura em Campinas e utilizarão o dinheiro para viabilizar seus projetos, em vários segmentos do contexto artístico. O investimento do Fundo, para este ano, é de R$ 2 milhões, recurso oriundo do orçamento da Prefeitura.

Em contrapartida, os artistas deverão fazer um vídeo em que apresentem a sua trajetória cultural em Campinas. De acordo com Rapassi, o objetivo é compor um mapeamento das pessoas que de fato fazem cultura em Campinas. “Formaremos um grande retrato da produção cultural da cidade”, afirmou.

Números

A Secretaria de Cultura recebeu 1.307 inscrições para o FICC 2021. É um número expressivo se comparado às edições anteriores, quando a média era de aproximadamente 500 inscritos. Ou seja, as novas regras do edital colaboraram para chegar a um crescimento de 260%, ou quase o triplo.

Dos 1307 inscritos para o FICC 2021, 1187 inscrições foram aprovadas, sendo 1066 no Módulo I e 121 inscrições aprovadas no Módulo II. Houve 51 inscrições repetidas, sete inscrições de membros do Conselho, quatro inscrições de membros de pessoa jurídica.

Outras cinco inscrições foram formalizadas por pessoas que não residem em Campinas, quatro de candidatos fora da faixa etária entre 16 e 29 anos; 49 inscrições de pessoas que não realizaram o saneamento.

Foram 1054 inscrições aprovadas de pessoa física e 133 inscrições aprovadas de pessoa jurídica.

Read Previous

Bosque dos Jequitibás recebe Feira de Doces e Artesanato

Read Next

Campinas tem 83,53% dos leitos de UTI-SRAG ocupados nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *