Jornal de Campinas

Etecs da região de Campinas são destaques em Mostra de Ciências Tecnologia

Mais de 100 projetos participaram da mostra competitiva, que foi realizada em ambiente virtual/Divulgação

Projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) conquistaram ótimos resultados na 9ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, disputada por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico

Com uma pegada sustentável, o primeiro lugar na categoria Ciências Biológicas ficou para um projeto da Etec Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara D’Oeste. O grupo formado pelos estudantes Karine Pereira, Natália Tabanez e Victor Dias desenvolveu uma esponja de lavar louça biodegradável feita a partir da casca e da coroa do abacaxi para substituir as de material sintético altamente poluente. As professoras Vivian Barbosa e Mônica dos Santos foram orientadora e coorientadora no projeto. Além da primeira colocação, o projeto ganhou classificação direta para a próxima edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Já os alunos da Etec Bento Quirino, de Campinas, ficaram com o segundo lugar em Ciências da Saúde com um andador para auxiliar crianças com deficiência visual. Os sensores instalados no equipamento identificam obstáculos, avisam os pais do perigo por alarme sonoroe alertas via celular. Uma outra funcionalidade é o travamento automático das rodas do veículo para preservar a segurança da criança.

E em Nova Odessa, a Etec Ferrucio Humberto Gazzetta comemorou o terceiro lugar na categoria Engenharia ao grupo de criadores de um software para facilitar a vida de portadores de deficiência auditiva nas aulas e reuniões online. A plataforma traduz o áudio dos encontros virtuais para legendas e para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A Etec de Nova Odessa ainda ganhou o Prêmio Escola Pioneira, no valor de R$ 20 mil, na forma de bens duráveis, bens de consumo ou prestação de serviços. A iniciativa tem por objetivo incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas educativas de sucesso por meio de projetos de ciências investigativos.

As Etecs de Hortolândia e Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, também classificaram projetos entre os mais de 100 finalistas.

Read Previous

Mulheres têm mais risco de sofrer infarto do que os homens

Read Next

Unicamp e Zumbi dos Palmares ampliam convênio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *