Jornal de Campinas

DegustArt, festival de música, gastronomia e arte, volta a Campinas

Festival contempla gastronomia, música e arte

Festival conquistou o público desde a primeira edição

Leia também sobre a Campanha Novembro Azul

O DegustArt, festival de gastronomia, música e arte, foi lançado oficialmente na noite de quarta-feira, 3 de novembro. O evento começa nesta sexta-feira, 5 de novembro, às 19h, na Lagoa do Taquaral, com entrada gratuita. Os organizadores esperam este ano, na volta ao formato presencial, o mesmo sucesso de público alcançado nos anos de 2018 e 1019, quando 25 mil pessoas, a cada ano, participaram das atrações.

O lançamento contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi; do presidente da Abrasel Regional Campinas, Matheus Mason; da secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli e do secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin;. Também compareceram os representantes dos restaurantes participantes, além da imprensa e convidados.

Os estandes serão montados nas quadras de areia do Parque Portugal, com acesso pelo Portão 7 da Lagoa, e também pelo Portão 5, para estacionamento.. Serão três dias de evento, incluindo sábado, 6, e domingo, 7.

“Esse DegustArt é muito simbólico. Ele vem após o decreto que autoriza o acesso de cem por cento do público a eventos. Também porque é uma parceria de sucesso que se firmou nos anos passados, sem pandemia e, esse ano, está sendo feito de forma bem planejada e dentro das normas sanitárias”, ressaltou o prefeito, após lembrar que, no período mais difícil da pandemia, o setor de bares e restaurantes foi sacrificado.

O prefeito destacou, ainda, a importância desse setor do ponto de vista de geração de empregos e de renda para milhares de pessoas em Campinas. “Entendemos que o setor de entretenimento e de gastronomia é fundamental para a distribuição de renda e promoção de qualidade de vida para a cidade”.

O festival é organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, com co-realização da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, falou sobre a alegria em fazer a retomada dos eventos na cidade a partir do DesgustArt. “O festival foi organizado, propositadamente, para ser o primeiro evento a partir do decreto que autoriza acesso de cem por cento do público sentado ou em pé a eventos culturais, esportivos, de lazer, religiosos e corporativos”, apontou.

Segundo a secretária de Cultura, o DegustArt tem “gastronomia da melhor qualidade, entretenimento, cultura, arte e feira criativa e outras atrações”. “O público ficará surpreso com a qualidade do evento”, acrescentou.

O presidente da Abrasel Regional Campinas, Matheus Mason, lembrou que essa é a terceira edição do DegustArt e, esse ano, está especial porque marca o retorno dos eventos na cidade, contudo obedecendo aos protocolos sanitários em vigor.

“Queremos convidar o público para o maior festival de gastronomia do interior de São Paulo. Teremos atrações para toda a família e arte e cultura dentro do parque. Venham para a praia de Campinas”, destacou.

Protocolo sanitário 

O decreto com as regras sanitárias que serão exigidas durante o Festival foi publicado na edição desta quinta-feira, 4 de novembro, no Diário Oficial do Município ( https://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/1616623346.pdf ).

Para ter acesso ao festival, será preciso apresentar o comprovante de vacinação ou teste de Covid-19. Caso não tenha recebido nenhuma dose do imunizante, apresentar um exame negativo de PCR, realizado nas últimas 48h, ou antígeno, realizado nas últimas 24h.

No local, haverá laboratório terceirizado com testagem rápida para Covid-19 a R$ 70,40 no evento. Crianças menores de 5 anos não precisarão apresentar teste negativo para Covid-19.

Dentro do evento será obrigatório o uso de máscara, exceto quando o participante estiver comendo ou bebendo. Serão disponibilizados displays de álcool em gel 70% em vários pontos, e haverá redução do público para garantir o distanciamento.

Atrações

DegustArt é um evento gastronômico já consolidado na região, como ficou comprovado nas edições de 2018 e 2019, quando atraiu cerca de 25 mil pessoas a cada ano para um espaço repleto da boa gastronomia dos bares e restaurantes da região, música e atividades para crianças e toda a família.

Neste ano, o evento trará mais atrações, como um torneio de beach tênnis, aproveitando as quadras de areia da Lagoa. O público também encontrará 15 artesãos da cidade, sob curadoria do Campinas Criativa, que farão exposição e venda de seus produtos, alavancando a economia criativa da cidade.

A área contará com um espaço kids para a diversão das crianças. Também abrangerá a montagem da “Cozinha Show”, onde haverá uma grade de aulas de gastronomia nos três dias de evento, lecionadas por jovens chefs do curso de gastronomia da Uni Metrocamp. Atividades esportivas serão contempladas nos três dias, como beach tennis, em parceria com o STC/Sports Training Camp, e música ao vivo, com curadoria oficial do Alma Coliving e apoio da Sanasa. Um lounge montado no local terá vinhos e drinks.

Restaurantes Participantes

O DegustArt contará com 22 participantes: Abbraccio Cucina Italiana, Banana Café, Bar Candreva, Cachorro Magro Rotisceria Artesanal, Casa da Sobremesa, Casa Toro Carnes (Jundiaí), Empanadas Caminito, Estação Marupiara, Japa Um Sushi, Los Machuchos, Los Vaqueros, Mega Pizza Forneria, Milou Chocolateria, Ôoo Dog, Outback Steakhouse, Padoca do Vila, Pancho Culinária Callejera, Pat Kik Gastronomia Árabe, Praxe Burger, Prime Italian, Thanks Burger, Wee Poke.

Read Previous

Novembro Azul – SMCC faz alerta sobre o câncer de próstata

Read Next

Campanha social presenteia mais de 3 mil crianças com boneca Baby Isa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *