Jornal de Campinas

Fórum em Holambra debate o destino do lixo nas cidades

Imagem de RitaE por Pixabay 

1º Fórum Regional de Resíduos Sólidos em Holambra acontece em 3 de julho

A Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Holambra convida toda a comunidade local para participar de um amplo debate sobre a gestão sustentável dos resíduos sólidos dos municípios da região. O evento será realizado no dia 3 de julho, das 8h às 17h, no Centro de Convenções, ao lado do Moinho Povos Unidos, Alameda Mauricio de Nassau, 249, em Holambra

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site https://www.sympla.com.br/1-forum-regional-de-residuos-solidos__537782, até o dia 23 de junho. As vagas são limitadas.

Imagem: John Cameron/Unsplash 

A AEAAH aproveitará o Fórum para lançar a Cartilha da Reciclagem, a ser distribuída aos moradores de Holambra e aos turistas, visando à conscientização quanto ao destino do lixo, com orientações sobre a separação dos resíduos.

Palestras

Para debater a gestão dos resíduos sólidos de residências, indústrias e comércio foram convidados os mais atuantes profissionais na área do meio ambiente. A proposta é traçar o perfil dos municípios quanto à gestão de seus resíduos, indicando a regionalização como uma opção para a sustentabilidade. O evento tem o apoio do Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI), CREA-SP, Consab – Saneamento Ambiental, Mutua, Faculdade de Agronegócio de Holambra (FAAGROH) e Prefeitura Municipal de Holambra.

Imagem: Nathan Copley por Pixabay 

O primeiro tema a ser discutido, “Sustentabilidade no dia a dia”, será apresentado pela jornalista e ambientalista Neuza Árbocz. Na sequência, Luigi Longo, presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, falará sobre “Gestão de Resíduos para Cidades Inteligentes”. Valdemir Aparecido Ravagnani, superintendente do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Cosimares), abordará o tema “Logística Reversa e a Economia Circular”.

A sócia e diretora técnica da Terra Saneamento Ambiental, Cilene Novaes Santos, apresentará a “Gestão de Resíduos” feita pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab). Também foram convidados para os debates Nilson Marconato, diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Holambra, e o chefe da Unidade de Gestão de Inspetorias de Campinas do CREA-SP, Marcelo Paes Maciel.

A parte da tarde será destinada a oficinas temáticas e ao compartilhamento de ideias, sob a coordenação da ecóloga e mestre em geoprocessamento Silvia Weel, da jornalista e ambientalista Neuza Arbocz, e do diretor-executivo do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, Gavroche Fukuma. O evento tem o apoio de Terrara Meio Ambiente e Paisagismo, de propriedade de Claudia Vaamonde.

Imagem de coombesy por Pixabay

Serviço:

1º Fórum Regional de Resíduos Sólidos
Realização: Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Holambra 
Local: Centro de Convenções, ao lado do Moinho Povos Unidos, na Alameda Mauricio de Nassau, 249
Data: 3 de julho de 2019
Horário: 8h às 17h
Entrada gratuita mediante inscrição no site até o dia 23 de junho  https://www.sympla.com.br/1-forum-regional-de-residuos-solidos__537782
Vagas limitadas

Read Previous

Coca-Cola FEMSA Brasil abre inscrições do novo edital “Ideias para um Mundo Melhor”

Read Next

Feac realiza encontro para famílias acolhedoras

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *