Jornal de Campinas

Iguatemi Campinas inaugura espaço cultural com exposição fotográfica sobre a Independência do Brasil

Foto da mostra de Claudinei Fortes_divulgação

   O Iguatemi Campinas inaugura mais um espaço cultural com a exposição “Ipiranga… Independência e Vida”, do fotógrafo campineiro Claudinei Fortes, em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Já aberta ao público, a mostra pode ser visitada gratuitamente durante todo o horário de funcionamento do shopping.

  Localizado no primeiro piso do shopping, em uma área de mais de 200 metros quadrados reservada especialmente para exposições e outros eventos relacionados ao entretenimento e à cultura, o novo Espaço Cultural do Iguatemi Campinas abrirá espaço para a divulgação de artistas locais.

  “A intenção é ser uma vitrine do trabalho de artistas de Campinas e região, reforçando nossa política de incentivo à cultura e à arte, que faz parte do DNA do Iguatemi Campinas”, afirma a gerente de marketing, Renata Corrêa.

  Abrindo a programação, a exposição “Ipiranga… Independência e Vida” reúne 18 obras em foto canvas hiper-realistas da mais alta resolução, capazes de mostrar os mínimos detalhes, seja qual for o tamanho da impressão, para que o observador possa apreciar os detalhes a qualquer distância.

  A mostra tem a intenção de resgatar o valor e importância do Brasil nos períodos Brasil Colônia, Reino e Império. Uma das obras homenageia o período imperial da cidade de Campinas e os 135 anos do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), instituição de grande importância em âmbito nacional e internacional.

  A exposição também celebra os 204 anos da aclamação de D. João Vl como rei em território brasileiro, os 200 anos da Independência (Brasil Império) e os 133 anos do Brasil República. É um convite para uma viagem no tempo, desde o início do século XIX até o período do início de nossa República.

  “Os registros sugerem uma reflexão sobre a importância das transformações realizadas no país, bem como a relevância de seu legado histórico, cultural e arquitetônico à nossa sociedade. Este é um convite a uma viagem inesquecível no tempo,” diz Claudinei Fortes.

  O fotógrafo resgata a importância da transição de Brasil Colônia para Reino Unido com a chegada da família real portuguesa e aclamação de D. João VI, posteriormente, o Brasil Império com a Independência em 1822, concluindo com a Proclamação da República em 15 de Novembro de 1889. Para contar essa história, Claudinei Fortes registrou em sua câmera alguns monumentos do conjunto arquitetônico por onde membros da família real e imperial viveram e passaram naqueles períodos da história do Brasil.

  O período republicano foi marcado pela presença da cidade de Campinas no cenário nacional em várias ocasiões, como pela presença do cidadão campineiro Dr. Manuel Ferraz de Campos Salles, terceiro presidente do Estado de São Paulo, de 1896 a 1897 e o quarto presidente da República, entre 1898 e 1902. A mostra promove uma jornada ao passado para compreender o presente, com imagens que remetem ao sentimento de cidadania compartilhado pela maioria dos cidadãos brasileiros.

  A exposição poderá ser conferida durante todo o horário de funcionamento do Iguatemi Campinas, das 10h às 22h de segunda a sábado e das 12h às 20h aos domingos.

Read Previous

Dica: Como cuidar da pele do idoso

Read Next

APP Campinas abre as inscrições para a 32ª edição do Mídia Festival

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *